No momento, você está visualizando ENEM 2023: 20 dúvidas frequentes sobre o exame parte 1
Enem 2023: confira algumas das principais dúvidas frequentes sobre o exame: datas, o que levar, vagas para universidades e muito mais!

ENEM 2023: 20 dúvidas frequentes sobre o exame parte 1

Enem 2023: confira algumas das principais dúvidas frequentes sobre o exame: datas, o que levar, vagas para universidades e muito mais!

O Enem foi criado para avaliar a qualidade do Ensino Médio em todo o País, além de possibilitar a entrada de milhões de pessoas em universidades públicas e privadas do País ao longo dos anos, funcionando como um vestibular para diversas instituições de ensino superior.

E, como de costume, o exame também é tema de uma série de perguntas levantadas por usuários e candidatos que desejam fazer a prova. Confira as respostas de dúvidas frequentes sobre o Enem no artigo abaixo.

1 – Qual é o site de inscrição do Enem?

Os interessados em realizar a prova do Enem precisam se cadastrar na Página do Participante do exame, que corresponde ao site https://enem.inep.gov.br/participante/#!/.

Para poder se cadastrar é necessário ter uma conta também no gov.br, site do governo que permite acesso a uma série de funções como licenciamento e cadastramento de empresas, auxílios diversos, INSS, Carteira de Trabalho e outros.

2 – Até quando posso alterar os dados da inscrição?

Os dados de inscrição podem ser alterados enquanto o período de inscrição estiver vigente. Ou seja, até o último dia em que for possível se inscrever. O candidato é considerado o único responsável pelo preenchimento de seus dados pessoais.

3 – Qual é o valor da inscrição do Enem?

Para ter a inscrição confirmada, é necessário realizar o pagamento de R$ 85,00, referente à taxa de inscrição. É possível solicitar a isenção de taxa.

4 – Como solicitar a isenção do Enem?

O Inep oferece a possibilidade de isenção do pagamento para os candidatos que:

  • Estejam cursando a última série do Ensino Médio no ano de 2023, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;
  • Tenham cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e possuam renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Declarem situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer: renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Os procedimentos de solicitação de isenção de taxa ocorrem por meio da Página do Participante, onde há uma série de documentações e informações para completar.

Aliás, o prazo para a solicitação de isenção do Enem 2023 terminou e foi entre os dias 17 a 28 de maio de 2023.

5 – Se eu faltar, posso fazer o Enem novamente?

Sim, em caso de ausência em anos anteriores o candidato poderá fazer a prova normalmente. Todavia a diferença que, se não houver uma justificativa de ausência, que precisa feita no site do exame, não haverá a possibilidade de ser contemplado com a isenção de taxa.

6 – Como funciona a justificativa de ausência no Enem?

A justificativa de ausência, portanto, possibilita que um candidato que não fez o Enem no ano anterior com isenção de taxa possa realizar novamente o exame com o benefício. Para isso, é necessário comprovar o motivo que fez com que o solicitante tenha faltado.

Entretanto, as justificativas aceitas são: assalto/furto, acidente de trânsito, casamento/união estável, morte na família, maternidade, paternidade, acompanhamento de familiar, privação de liberdade, emergência/internação/repouso médico ou odontológico, trabalho, deslocamento a trabalho, intercâmbio acadêmico e atividade curricular.

Os documentos comprobatórios estão presentes no Anexo I do edital do Enem. Só é necessário justificar a ausência se o participante tiver faltado aos dois dias de aplicação do Exame.

7 – Como responder o Questionário Socioeconômico do Enem?

O Questionário Socioeconômico é um conjunto de perguntas obrigatório para a conclusão da inscrição do Enem. Com base nele o governo analisa o público do exame e faz um retrato sobre os estudantes brasileiros, podendo fomentar políticas públicas que correspondam às mais diversas realidades retratadas ali. Em outras, palavras, a indicação é escolher a alternativa que esteja mais próxima à sua realidade.

8 – Qual é o horário do Enem?

O Enem ocorre sempre no período da tarde, geralmente em dois domingos consecutivos. A abertura dos portões feita às 12h e o fechamento  uma hora depois, às 13h. Aliás, a partir desse horário não é mais possível acessar os locais de prova.

O início das provas é às 13h30 e o término varia de acordo com cada dia: no primeiro dia, que conta também com prova de redação, o horário final é 19h e no segundo dia é às 18h30. Logo após esses horários, recolhem-se as provas de quem está nas salas de aula.

9 – Quantas questões tem o Enem?

Os exames do primeiro dia terão 90 questões objetivas. Ou seja, as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias, em 5 horas e 30 minutos de duração.

Enquanto que no segundo dia do exame, aplicarão as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com 90 questões objetivas. A aplicação tem 5 horas nesse dia

10 – Qual é o calendário do Enem atual?

Confira o calendário Enem 2023:

  • Solicitação de isenção e justificativa de ausência: 17 a 28/04/2023;
  • Resultado da justificativa e isenção: 08/05/2023;
  • Recurso da justificativa e isenção: 12/05/2023;
  • Resultado do recurso: 19/05/2023;
  • Inscrições: 05/06/2023 a 16/06/2023
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 21/06/2023;
  • Atendimento especial e tratamento por nome social: 05 a 16/06/2023;
  • Aplicação do exame em: 05 e 12/11/2023;
  • Divulgação do gabarito em: 24/11/2023; e
  • Divulgação dos resultados em: 16/01/2024.