No momento, você está visualizando ENEM 2023: Veja data da prova, divulgação dos gabaritos e das notas
Prova do Enem que funciona como o maior vestibular para as universidades públicas e privadas do País, serão aplicadas em 5 e 12 de novembro

ENEM 2023: Veja data da prova, divulgação dos gabaritos e das notas

Em razão do alto custo, a partir deste ano não haverá então a prova digital, somente a versão impressa

A prova do Enem que funciona como o maior vestibular para as universidades públicas e privadas do País, serão aplicadas em 5 e 12 de novembro de 2023. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), responsável pela aplicação do exame, mais de 1,8 milhão (48,2%) já concluíram o ensino médio, enquanto os concluintes deste ano são 1,4 milhão (35,6%).

No dia das provas, os portões de acesso ao ambiente do exame serão abertos às 12 horas (horário de Brasília) e fechados às 13 horas. A aplicação da prova começará às 13h30 em ambos os dias, conforme publicação no edital.

A aplicação da prova do Enem 2023 seguirá o horário de Brasília:

  • Abertura dos portões – 12 horas;
  • Fechamento dos portões – 13 horas;
  • Início das provas – 13h30;
  • Término das provas 1º dia – 19 horas.
  • Término das provas 2º dia – 18h30.

No primeiro dia, os candidatos realizam as provas de linguagens (40 questões de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), ciências humanas (45 questões) – além da redação. Aliás, a aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia, os participantes fazem as avaliações de ciências da natureza (45 questões) e matemática (45 questões).

A aplicação terá 5 horas de duração

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Vale lembrar que neste ano o exame feito apenas presencialmente. Em março, o Ministério da Educação decidiu acabar com o formato digital do Enem, criado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) em 2020. De acordo com o Inep, poucos estudantes optaram nos últimos anos pela avaliação feita pelo computador, por ter alto custo.