A avalição acontece também por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo
As provas objetivas e a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, ocorrem nos dias 9 e 16 de novembro, em 1.804 municípios brasileiros. Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o Enem 2025 será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Isso, devido à realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), de 10 a 21 de novembro.
Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento. Ou seja, linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias. Além de matemática e suas tecnologias que, ao todo, somam 180 questões objetivas. A avalição acontece também por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo.
Tenho certeza que esse ano o tema da redação vai ser um grande sucesso e vai agradar a todos, né? E certamente obrigará cada um que participa do Enem a pensar em bons argumentos e a pensar numa discussão bem rica sobre os problemas levantados com o tema da redação”, afirmou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, em entrevista à Voz do Brasil desta terça-feira (4/11).
Principal porta de entrada para a educação superior no Brasil
O presidente do Inep tirou dúvidas dos ouvintes sobre o exame e falou sobre os recursos que estarão disponíveis para os estudantes durante as provas. “Nós temos no ato da inscrição, no formulário de inscrição, a possibilidade do participante indicar qual é a necessidade que ele tem para a participação. Então, há uma lista de mais de uma dezena de recursos colocados à disposição do participante. Uma vez inscrito no Enem e assinalada, qual é o recurso de que o participante necessita, ele tem acesso”, explicou Palacios.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Ou seja, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Fonte: agênciagov


