É importante na festa da firma ficar atento para não cometer erros que possam prejudicar a vida profissional
As festas são momentos de descontração e celebração, mas é necessário atentar-se ao comportamento para não cometer erros fatais na empresa. Afinal, quando se trata de eventos corporativos, as gafes podem não somente causar “saias justas” como também prejudicar a imagem profissional.
De acordo com Vanessa Chiarelli Schabbel, diretora executiva da Bop Comunicação Integrada, é comum ver colaboradores cometendo deslizes durante estes eventos, e beber em excesso é apenas um deles. “Apesar de ser um momento de ‘informalidade’, é preciso evitar alguns comportamentos, que podem repercutir mal. Não é porque é uma festa que está tudo liberado”, explica ela.
Para evitar gafes que possam prejudicar a reputação no ambiente de trabalho, a especialista aponta erros que os colaboradores devem evitar.
Beber em excesso
A primeira coisa a se evitar é beber em excesso, mesmo que seja um clichê, as pessoas ainda cometem muito esse erro, que acaba desencadeando diversas consequências.
Perder o controle por causa da bebida pode causar situações embaraçosas e comprometer sua reputação.
Esquecer o dress code
Estar atento ao traje também é fundamental. Vestir-se de maneira inadequada ao contexto do evento pode transmitir uma mensagem equivocada. Neste caso, a dica é consultar o convite ou perguntar ao organizador.
Evitar interações sociais
Não são todas as pessoas que gostam da ideia de uma festa com as pessoas da empresa e, por isso, muitas tendem a evitar interações sociais, o que segundo Vanessa, pode ser um erro.
O momento é de descontração, mas piadas de mau gosto, assuntos polêmicos e até mesmo fofocas, provavelmente vão gerar desconforto ou mal-estar. A dica da especialista é apostar em temas leves e neutros, mantendo o ambiente agradável.
Apesar do clima descontraído, Vanessa ressalta que é um evento profissional, por isso, exageros de todas as partes devem ser evitados.
Não deixe de ir à festa
Muitas pessoas não gostam de festa de confraternização e, por isso, não vão ao evento, mas esse é um grande erro.