Recentes escavações em Harwell, Oxfordshire, desenterraram catapulta experimental da Segunda Guerra Mundial
Escavações recentes realizadas em Harwell, Oxfordshire, na Inglaterra, trouxeram à tona um intrigante capítulo da história da aviação e das guerras, onde desenterraram nada menos do que uma catapulta experimental utilizada durante a Segunda Guerra Mundial, um dispositivo conhecido como Royal Aircraft Establishment (RAE) Mark III Catapult.
A descoberta feita por arqueólogos do Museum of London Archaeology (MOLA). Este artefato teve o propósito de catapultar aviões bombardeiros diretamente para os céus, e agora, após meticulosas escavações, sua história pode finalmente ser contada em detalhes.
A catapulta encontrada
A construção da catapulta Mark III ocorreu entre 1938 e 1940 nas instalações de Harwell e consistia em um grande giroscópio rotativo que direcionava a aeronave em direção a uma das duas pistas de concreto, cada uma com apenas 82 metros de comprimento.
Para o lançamento, anexava a aeronave a um cilindro pneumático subterrâneo por meio de um gancho de reboque. A catapulta funcionava graças a 12 motores aero Rolls-Royce Kestrel instalados sob o giroscópio. Esses motores comprimiam o ar a uma incrível pressão de 2.000 psi para alimentar o cilindro pneumático.
O ar de alta pressão então liberado no cilindro, se expandia rapidamente ao longo da pista guiada, catapultando os grandes aviões bombardeiros diretamente para o céu. No entanto, apesar da engenhosidade do projeto, a catapulta Mark III nunca a utilizaram na prática.
O que acontece agora com essa descoberta?
- Desmontaram a catapulta para permitir a continuação das obras de construção no local. No entanto, os pesquisadores estão analisando minuciosamente todas as informações coletadas e os achados escavados.
- Uma vez concluído esse trabalho, tudo arquivado para proporcionar um registro permanente e detalhado dessa peça incomum da história da Segunda Guerra Mundial.
- Além disso, graças ao esforço dessas escavações, reuniram centenas de fotografias e milhares de pontos. Desse modo, puderam criar uma réplica digital tridimensional da catapulta Mark III.
- Isso permitirá que o público e futuros pesquisadores explorem essa incrível peça de história da Segunda Guerra Mundial.