Você está visualizando atualmente Escola promove Dia Mundial de Conscientização do Autismo
O evento em comemoração Dia Mundial de Conscientização do Autismo, reuniu alunos, pais e responsáveis, profissionais da Educação do município Várzea Grande

Escola promove Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O evento em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo reuniu alunos, pais e responsáveis, profissionais da Educação do município e comunidade escolar

O evento em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, reuniu alunos, pais e responsáveis, profissionais da Educação do município e comunidade escolar.

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Antônio Joaquim de Arruda, do bairro Cristo Rei, promoveu nesta semana, uma acolhida especial para os alunos nos períodos matutino e vespertino em comemoração ao ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’, celebrado no dia 02 de abril.

A coordenadora do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho, Zélia Vidal explica que o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. Ou seja: Autismo Infantil Precoce, Autismo Infantil, Autismo de Kanner, Autismo de Alto Funcionamento, Autismo Atípico, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação, Transtorno Desintegrativo da Infância e a Síndrome de Asperger.

De acordo com a diretora, professora Ana Alice da Silva, a EMEB Antônio Joaquim de Arruda possui mais de 20 alunos portadores de patologias devidamente avaliadas. Desse maneira, necessitam de atendimento diferenciado e a inclusão acontece normalmente em salas de aula onde todos participam igualmente do processo de aprendizagem. “Nossos alunos aprendem na medida da possibilidade de cada um. A inclusão traz ganhos para todos e nós sabemos que isso faz toda a diferença na vida dessas crianças”, declarou.

A mãe do aluno Lucas Pavan Prado, Raquel Pavan Prado disse que seu filho de 6 anos estuda na escola há 3 anos e está perfeitamente adaptado.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

“No início foi complicado, por causa da pandemia, as aulas eram mais online do que presencial, mas sempre tivemos o apoio da coordenação. Eles são muito abertos para ouvir as necessidades e buscam sempre adequar as demandas. Assim, interagem com as famílias para que as crianças realmente tenham um desempenho” reforçou.

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Marli de Jesus, participou do evento representando o secretário Silvio Fidelis. Então, disse que os esforços de inclusão na rede municipal de Várzea Grande estão evidenciados pelos resultados. E que estão sendo apresentados ao longo da gestão municipal. “Estamos vendo os avanços do atendimento ofertado aos nossos alunos pelo Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho que já se tornou referência em Mato Grosso”, pontuou.

Marli também destacou a participação como representante do município de Várzea Grande no II Simpósio Internacional de Inclusão no Ensino Superior. Que realizado na semana passada em São Paulo, que tratou principalmente sobre o Autismo entre outras patologias.

“Foram três dias intensos com debates e palestras sobre o Direito e a Diferença, temas referentes com palestrantes como Anabel Morinã. E que falou sobre as experiências do Autismo na União Europeia”, informou.