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No auge da pandemia, escolas rurais esbarraram em vários obstáculos para aplicar ensino remoto

Estudo aponta dificuldades das escolas rurais no ensino remoto

Escolas rurais não contaram com estrutura necessária para aplicar ensino remoto na pandemia

Segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil, houveram muitas dificuldades no ensino remoto em escolas rurais. Isso principalmente por conta da falta de acesso a aparelhos eletrônicos e também à rede de internet.

Dados inéditos sobre a educação remota

No último dia 12 foram divulgadas as informações do Comitê Gestor da Internet no Brasil, que coletou dados sobre o ensino remoto em uma pesquisa. No caso, o comitê realizou entrevistas com professores para entender como se deu a educação em tempos de pandemia. Entre esses profissionais da educação estão justamente os professores de áreas rurais, que também precisaram se adaptar.

Assim, a pesquisa chegou a indícios alarmantes quanto ao atraso na educação rural. Segundo 92% dos professores, a dificuldade do acesso à internet foi o grande desafio para a ministração das aulas durante a pandemia. Esse recurso foi então imprescindível para as escolas e para praticamente todos os setores em tempos de isolamento social.

Além disso, o estudo também aponta para discrepâncias nas dificuldades entre escolas particulares e públicas na área rural. Para conseguir se comunicar com os alunos, e até mesmo passar novos assuntos, a maioria dos professores do campo recorreram a mensageiros como WhatsApp, e até mesmo ao telefone. Isso sem falar da dificuldade que alunos da escola pública na zona rural apresentaram por não possuírem aparelhos eletrônicos.

Certamente a pandemia alcançou a todos de surpresa, e isso não foi diferente com os professores que precisaram aprender uma nova linguagem de educação. Como consequência, 76% dos educadores da área rural relataram dificuldades em realizar atividades por meio remoto.

Esses dados, especificamente, apontam para uma necessidade de treinamento e capacitação desses profissionais. Inclusive, muitos relataram que não conseguiram lidar muito bem com os aparelhos eletrônicos e recursos digitais. Além disso, a falta de apoio das entidades responsáveis pela educação no Brasil aos professores também foi um agravante da situação.