Para quem não quer gastar com academia, exercícios em casa são uma opção fácil
Exercitar-se é importante, mas nem todo mundo gosta ou tem condições de ir a uma academia. Nesse caso, uma boa alternativa é fazer exercícios em casa. Sem gastar nada, é possível criar uma boa série com exercícios, que vão trabalhar diferentes músculos do corpo e te ajudar a ter mais saúde. Confira cinco exercícios básicos que você pode fazer em casa:
Agachamento
Com os braços para frente, flexione os joelhos. Mantenha a coluna reta na descida e incline as pernas em um ângulo de 45 graus, como se fosse sentar em uma cadeira. Para quem está começando, a sugestão é realizar 4 séries curtas de 10 ou 15 repetições com intervalo de 40 segundos a 1 minuto.
Abdominal
Sente-se no chão. Apoie as mãos no solo ao lado corpo e erga as pernas. Incline o tronco para trás e estenda as pernas para a frente. Depois, mova o tronco para a frente e ao mesmo tempo flexione os joelhos, aproximando-os do peito. Repita o movimento sem parar, esse exercício trabalha o abdômen por completo. Faça 4 séries de 15 a 20 repetições, com intervalos de 40 segundos a 1 minuto.
Mergulho no banco
Com apenas um banco (cadeira ou sofá) você consegue desenvolver esta atividade física. Ele servirá de ponto de apoio para você desenvolver este exercício. Dessa maneira, sentado sobre o banco, você vai levar as pernas à frente, esticadas e com o apoio no calcanhar.
Posicione as mãos sobre o banco de acordo com a amplitude desejada, lembrando que os braços serão o principal apoio para você. Assim mantenha a coluna ereta e direcione o corpo ao chão (como se fosse sentar no chão). Retome à posição inicial, direcionando o maior esforço para os braços. Faça 3 séries de 8 a 10 repetições, com intervalos de 40 segundos entre elas.
Flexão de braço
É um exercício de simples execução. Com as mãos no chão, alinhe os braços ao peitoral. No movimento de descida os cotovelos devem flexionar até 90 graus. Faça três sessões de 8 a 12 repetições. Para iniciantes, pode iniciar com os joelhos apoiados no solo.
Prancha
O tronco, o quadril e as pernas não tocam o chão enquanto os antebraços estão apoiados no solo. O truque para ser eficaz é manter o alinhamento da coluna e não prender a respiração. Faça três séries de 30 segundos, no mínimo.