Ele está propenso a lesões, por isso é melhor fortalecê-lo
Um joelho saudável deve estar pronto para enfrentar repetidos movimentos diários. Como por exemplo sentar, ficar em pé, andar e dirigir. Isso é essencial, sem dúvida, para a qualidade de vida e o bem-estar. Esta articulação complexa não é apenas uma parte importante do movimento das pernas. Mas também contribui para a estabilidade de todo o corpo.
Na hora da atividade física, seja recreativa ou de desempenho, o joelho está propenso a lesões. O que significa que fortalecê-lo é a melhor maneira de garantir sua presença em corridas de rua ou futebol de fim de semana.
O que fazer quando se tem desgaste no joelho?
O tratamento para condromalácia patelar pode ser feito com fisioterapia, com o objetivo de melhorar o posicionamento da rótula e a função do joelho, além de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para controlar a inflamação e a dor, que devem ser indicados pelo médico e usados conforme a orientação.
Qual o melhor exercício para quem tem desgaste no joelho?
Como o sobrepeso é um grande vilão para as cartilagens dos membros inferiores (especialmente dos joelhos), atividades aeróbicas de baixo impacto, como caminhadas, ciclismo e natação, ao contribuírem com a redução do peso corporal, combatem indiretamente o desgaste articular.
O que é bom para fortalecer a cartilagem do joelho?
Exercícios de fortalecimento e de alongamento da musculatura da parte da frente da coxa (quadríceps) e da parte de trás (ísquio-tibiais), como agachamento, extensão e flexão do joelho.
Confira alguns exercícios para fortalecer o joelho e prevenir lesões!
Agachamento
O movimento reduz o risco de fraturas e lesões no joelho porque fortalece a densidade óssea. Além disso, ajuda a prevenir dores nas costas e melhora o desempenho durante a prática de esportes em campo ou quadra.
Cadeira extensora
Quanto mais lento o movimento na máquina, maior o trabalho nos músculos do joelho. Para evitar lesões, estabilize o cotovelo para maior segurança e mantenha os joelhos alinhados com os pés.
Cadeira flexora
Ajuda a reduzir o estresse nos joelhos, exigindo força dos isquiotibiais (músculo posterior da coxa). Também é indicado para quem corre, pois desenvolve os músculos do quadril. Se você joga futebol, o exercício o ajudará a frear as pernas antes de chutar a bola.
Aparelho adutor
Ao abrir a cadeira, respeite o limite da amplitude de movimento das pernas. O erro mais comum é a carga excessiva no aparelho, que pode causar lesões nos adutores. A postura deve ser reta e os pés estabilizados.
Aparelho abdutor
É indicado para quem pratica esportes que exigem muita musculatura das pernas, como o futebol. Sobretudo, por exercitar todos os músculos glúteos e ajudar a estabilizar os quadris.
Panturrilha
Apesar de por vezes ser negligenciada nos treinos, a região é essencial para o equilíbrio do corpo. Além de beneficiar o joelho, cuidar das panturrilhas melhora a circulação ajudando a bombear o sangue de volta ao coração.
Existe contraindicação para exercitar o joelho?
Não há contraindicação para o treinamento físico, mas é necessário avaliar a individualidade de cada praticante. Exercícios que exigem mais postura, estabilidade e coordenação motora merecem um cuidado redobrado na execução.
Outro ponto de atenção é nunca atingir a extensão máxima da articulação ao realizar o exercício (o chamado bloqueio articular). Isso pode levar a uma contração muscular menos eficiente e estresse desnecessário que pode danificar a articulação.