No momento, você está visualizando Exportação de soja do Brasil reduz ritmo mas se mantém melhor que 2021
O Brasil tem volume menor de exportação de soja mas ainda representa alta em relação ao ano passado

Exportação de soja do Brasil reduz ritmo mas se mantém melhor que 2021

O Brasil tem volume menor de exportação de soja nesta semana mas ainda representa alta em relação ao ano passado

Apesar de diminuir o ritmo, a exportação da soja brasileira ainda é melhor que em 2021. O Brasil exportou 115,27 mil toneladas de soja por dia até a terceira semana de janeiro, volume menor do que o observado nas semanas anteriores, mas que ainda representa expressiva alta ante a média diária de 2,47 mil toneladas vista no primeiro mês de 2021, mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira (24).

No início deste ano, o maior produtor e exportador global da oleaginosa chegou a embarcar 150,8 mil toneladas do grão por dia ao exterior. Até a semana passada, a média diária da exportação de soja estava em 124,28 mil.

Em 2021, a disponibilidade de soja para embarque era limitada no início do ano. Isso, devido ao atraso no plantio por adversidades climáticas que, por consequência, postergou a colheita. Isso afetou a exportação de soja.

Ainda de acordo com a Secex, as exportações de carne bovina atingiram a média diária de 7,16 mil toneladas, ante 5,37 mil toneladas no mesmo mês completo de 2021.

Na ponta negativa, as vendas externas de açúcar ficaram em 69,14 mil toneladas por dia. Esse número representa até a terceira semana de janeiro, contra 100,14 mil em janeiro do ano passado.

Colheita da soja chega a 4,38% da área no Brasil, bem acima do mesmo período de 2021

Os trabalhos de colheita da safra 2021/22 no Brasil ainda caminha em ritmo inicial no país e, de acordo com números da Pátria Agronegócios informados nesta segunda-feira (24) chegam a 4,38% da área. Apesar de tímido, o número é bem maior do que o do mesmo período do ano passado, de 0,73%. O bom índice reflete o plantio em ritmo recorde registrado no país nesta temporada.

Entretanto, o percentual de área colhida também se mostra em linha com o registrado no mesmo período de 2020, quando eram 4,59%. Assim, fica acima da média dos últimos cinco anos, que é de 3,66%.

O Mato Grosso, que lidera os trabalhos de campo, já colheu 14,42% da área de soja, contra 2,23% do ano passado e frente aos 9,59% da média plurianual. Quanto a exportação da soja, no Paraná, os números chegam a 8,9%, contra 0,10% de 2021 e 2,92% da média.

“Nos próximos sete dias, as chuvas voltam a se intensificar no centro-norte do país. Porém a maturação das lavouras já está mais adiantada, devendo trazer maior avanço no ritmo de colheita da próxima semana. Especialmente nos estados do Paraná, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul“, informa a consultoria.

Fonte: Notícias Agrícolas