As peças representam as vivências em suas pluralidades
A exposição ‘Arte e Cultura Indígena’ será uma oportunidade para o público conhecer um pouco mais sobre a diversidade e o modo de vida desses povos. Começa nesta quinta-feira (6) a exposição ‘Arte e Cultura Indígena’ no Shopping Estação em Cuiabá, com objetos e artesanatos feitos por etnias mato-grossenses.
Assim, a mostra também será uma oportunidade para o público conhecer um pouco mais sobre a diversidade e o modo de vida desses povos. A exposição ficará aberta no piso G1 – Corredor Cultural – até 30 de julho, com entrada gratuita. A abertura oficial será às 19h.
Entre as etnias que participam da exposição estão a Karajá, Bakairi, Balatipone Umutina, Tapirapé Apyãwa, Rikbaktsa e Xavante. Durante os dias da mostra, representantes desses povos estarão no local para interagir com os visitantes e comercializar as peças expostas. A exposição é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com o Shopping Estação e o grupo de artesãos indígenas Boloriê.
“Além de objetos materiais, as peças representam as vivências de mulheres e homens indígenas em suas pluralidades, convidando a reflexões sobre movimento, território, corpo e ancestralidade dos povos originários”, assim explica a superintendente de Economia Criativa da Secel-MT, Keiko Okamura.
A superintendente destaca que esta ação faz parte do Programa de Desenvolvimento do Empreendedorismo Indígena. Aliás, é a primeira dentre outras que envolvem o fortalecimento do empreendedorismo dos povos originários de Mato Grosso. Durante a execução, a proposta da Secel é atuar em pesquisas, formação, fomento e financiamento. Assim como em parcerias para gerar valor aos produtos, renda aos artesãos e valorizar a cultura indígena.
Serviço
Data: 06 a 30 de julho
Local: Shopping Estação Cuiabá – Piso G1 – Corredor Cultural
Horário: Segunda a sábado, das 10h às 22h | Domingos e feriados: 14h às 20h