No momento, você está visualizando Rondonópolis ganha facilitadores de círculos de construção de paz
Rondonópolis realiza solenidade de certificação de 19 facilitadores de círculos de construção de paz para atuarem nas Escolas Estaduais

Rondonópolis ganha facilitadores de círculos de construção de paz

Uma solenidade de certificação de 19 facilitadores de círculos de paz para atuarem nas Escolas Estaduais aconteceu no auditório da DRE/MT- Direção Regional da Educação da SEDUC/MT

A formação desses 19 círculos de construção de paz atende a uma necessidade da comunidade escolar e da sociedade. “Tenho certeza de que os novos facilitadores, integrantes fundamentais da Justiça Restaurativa, resgatarão valores e qualidades de cada aluno, solucionando problemas. Pacificando, portanto, conflitos e contribuindo para a harmonia do ambiente escolar através do diálogo, de modo a beneficiar a comunidade escolar, as famílias e toda sociedade. Por isso, queremos multiplicar o número de facilitadores em todas as escolas, de tal maneira que as práticas restaurativas sejam disseminadas cada vez mais”, disse o prefeito José Carlos Pátio.

O prefeito agradeceu o convite e parabenizou o poder judiciário pela iniciativa do programa de Facilitadores dos Círculos de Construção de Paz. Na sua opinião, vai contribuir sobremaneira solucionando problemas, pacificando conflitos e contribuindo para a harmonia do ambiente escolar através do diálogo.

Ele destacou as parcerias já estabelecidas com o poder judiciário, como a solicitação do desembargador Orlando Perri. Ou seja, na questão de oportunizar espaço de trabalho de reeducandos da Penitenciária da Mata Grande na gestão. Dessa forma, contribuirá com o processo de ressocialização e reinserção social, que hoje tem mais de 150 indivíduos trabalhando na Prefeitura.

Os 19 facilitadores de círculos de construção da paz diplomados

Pátio falou ainda que já doou ao TJMT uma área de 2,5 ha na área onde instalarão futuramente a sede do Centro Político Administrativo de Rondonópolis. Aliás, já cobrou do Tribunal a valorização do Fórum local que já é considerado de Entrância Especial. Ele inclusive solicitou a ajuda política dos cinco deputados estaduais da cidade na solução dessa questão.

Pátio ressaltou ainda o atendimento do pedido do Desembargador José Zuquim. Solicitou uma parceria com o prefeito na instalação do programa da família acolhedora e ele assim o fez. As reeducandas da cadeia feminina, participam de cursos de formação e qualificação profissional, oferecidos pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social.

Todavia o prefeito parabenizou o Poder Judiciário, e o Ministério Público pelas ações em parceria com  município, e afirmou que tem aprendido muito com eles. Pátio ainda agradeceu ao secretário de Educação, Alan Porto, e ao governador, Mauro Mendes, pelas parcerias,

Por fim, o prefeito se colocou a disposição do Poder Judiciário para a parceria de formação de novos  facilitadores de círculos de construção da paz para atuarem nas escolas da rede municipal.