Empreendimentos voltados a públicos específicos tendem a reduzir atritos e aproximar perfis semelhantes
Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, um novo empreendimento tem chamado a atenção, principalmente dos evangélicos. Batizado de Residencial Clube Manancial da Fé, o condomínio evangélico, portanto, propõe reunir moradores que compartilham da mesma fé dentro de um espaço fechado com piscina, play, área gourmet, academia, pet place, bicicletário e estrutura de clube. Assim, os blocos terão nomes inspirados em cidades bíblicas, como Betânia, Nazaré e Belém.
De acordo com o idealizador, o empresário Alcindo Plácido, 55, a proposta é um produto de afinidade. Ou seja, conceito já visto em clubes de categorias profissionais há décadas. Para ele, empreendimentos voltados a públicos específicos tendem a reduzir atritos e aproximar perfis semelhantes.
“Normalmente, quando se escolhe um imóvel, compra-se no escuro, sem saber o perfil do vizinho. Todos são bem-vindos, mas a ideia de vender apartamentos para evangélicos é uma estratégia de reunir pessoas com o menor atrito possível em um mesmo ambiente. Creio que as construtoras precisam olhar para produtos de afinidade, pois é possível entregar um empreendimento boutique e de qualidade para um determinado grupo”, afirma. A construção está em andamento e a entrega é prevista entre 18 e 24 meses.
Aumento dos evangélicos
Segundo o IBGE, o Censo Demográfico de 2022, divulgado em 2025, observou aumento na proporção de evangélicos no país: de 21,6% em 2010 (35 milhões) para 26,9% em 2022 (47,4 milhões). Outro levantamento, de 2024, mostra Nova Iguaçu entre as cidades com maior concentração de templos religiosos do país — há um local de culto para cada 188 moradores.
Os dados indicam que aproximadamente 1 em cada 3 moradores da cidade é evangélico. Atento a esse cenário e à grande quantidade de igrejas na região, Alcindo escolheu o município para erguer o empreendimento em parceria com a VIC Engenharia. Ele apresenta o projeto como uma “morada edificada sobre os alicerces da tradição familiar”.
O condomínio, em pré-lançamento, terá 420 apartamentos de 44 m² a 51,5 m², com dois quartos, e pode ser financiado pelo Minha Casa, Minha Vida. O valor médio é de cerca de R$ 260 mil.
“Até o momento, 2 mil pessoas se inscreveram, 60 unidades já estão reservadas e 35 contratos foram aprovados pela Caixa Econômica Federal. Percebemos que esse público busca um lar tranquilo, com valores semelhantes e estrutura de qualidade”, diz.
A ideia de criar um condomínio voltado para fiéis surgiu há mais de uma década, quando Plácido lançou, em 2008, o Reserva da Paz, loteamento de casas no bairro Marapicu, hoje considerado um bairro planejado. O projeto serviu de base para algo mais ambicioso: o Manancial da Fé, que combina moradia acessível com estrutura de clube.
Empreendimentos de afinidade
Caso haja procura maior que a prevista, Plácido não descarta expansão para o terreno ao lado. A ideia também é levar o modelo para outras cidades com grande presença evangélica, como Duque de Caxias (RJ) e Anápolis (GO).
Membro da Assembleia de Deus de Madureira, ele relembra que a fé teve papel central em sua trajetória: “Vim de uma família muito humilde. Morei em favela, comecei a trabalhar aos 12 anos entregando jornal e precisei abandonar os estudos. A igreja foi o que me fortaleceu e me ajudou a mudar de vida”.
Para ele, empreendimentos de afinidade podem se consolidar como tendência no mercado imobiliário.
“Quando você entrega um produto alinhado aos valores das pessoas, cria algo que vai além da moradia: cria comunidade. Além de ser tendência, é também uma oportunidade de negócios”, conclui.


