Produtores de MT têm até 17 de dezembro para vacinar
Com o prazo estendido, os produtores rurais do Estado terão até o dia 17 de dezembro para vacinar o rebanho contra a febre aftosa. E, assim, até 26 de dezembro para comunicar ao Indea-MT (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso).
O Mapa divulgou a prorrogação do prazo vacinal
A decisão se deu devido ao atraso na liberação dos lotes da vacina para o mercado, gerando desabastecimento nos locais que comercializam o produto.
Por isso, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) comunicou (25), a prorrogação do prazo para os Estados brasileiros.
A estimativa é de que haja necessidade de cerca de 4 milhões de doses. Tanto para o comércio quanto para aplicar no rebanho bovino e bubalino. Até o domingo (27), 29,3 milhões de doses da vacina contra a febre aftosa já haviam sido comercializadas em Mato Grosso, pelas 514 revendas licenciadas.
Como explica o coordenador de Defesa Sanitária Animal do Indea, Felipe Peixoto, algumas regiões atrasaram a vacinação não apenas pela falta de dose, mas por falta de chuvas, como na região do Araguaia, o que afetou a condição corporal do rebanho.
A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória em bovinos e bubalinos
Ainda de acordo com o coordenador, essa não é primeira vez que se prorroga o prazo de vacinação, ou então que há desabastecimento de vacina. Mas os índices de vacinação continuam normalizados e superiores a 99% no Estado.
Anteriormente, o prazo final seria no dia 30 novembro, seguindo a 2ª etapa da vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso, obrigatória em bovinos e bubalinos de todas as idades.
O Estado de Mato Grosso, possui, atualmente, o maior rebanho bovino do Brasil. Ou seja, conta com mais de 32 milhões de cabeças de gado, e é referência em sanidade animal.