A feijoada e o tutu de feijão, tradicionais receitas brasileiras, estão entre os cinco pratos feitos com feijão mais saborosos do mundo
No ranking global, o tutu ocupa a terceira posição com uma nota 4,5 (de 5 pontos possíveis), enquanto a feijoada aparece logo em seguida, em quarto, com a nota 4,4. Ambos estão à frente do cassoulet, refogado de carnes e feijões francês; da pasta e fagioli italiana (uma versão de macarrão com os grãos) e até do pastel de feijão português —todos aparecem no top 50.
Há ainda outra delícia conterrânea que abrilhanta o top 10 da publicação, o feijão tropeiro, na sétima colocação.
Confira a lista completa no post abaixo:
Minas faz história no ranking
O Atlas descreve o tutu de feijão e o tropeiro como receitas tipicamente mineiras. “[O primeiro] é feito com uma combinação de grãos —tradicionalmente de feijão preto— em purê e farinha de mandioca para engrossar. Outros ingredientes usados no prato incluem cebolas, alho, azeite de oliva, salsinha e folhas de louro. Apesar de haver muitas variações, geralmente servido acompanhado de linguiças de porco, arroz, ovo ou, às vezes, couve”, apresenta
Já o segundo descrito como “um favorito dos tropeiros”, condutores de gado itinerantes da região desde o século 17. “Acredita-se que o prato inventado no período colonial brasileiro, quando tropeiros costumavam vender produtos enquanto viajavam a cavalo, trazendo feijões, farinha de mandioca e carne seca com eles em jornadas longas.
Não à toa, estes são os três principais ingredientes do prato, que ainda leva temperos diversos, ervas e vegetais.
E vamos botar água no feijão
Feijoada
Mas a exaltação ficou mesmo para a feijoada, apesar de ela não superar o tutu na lista. Vegetais refogados, arroz e laranjas frescas citados como acompanhamentos para os “grãos ricamente aromatizados”, além da carne.
Ainda segundo o TasteAtlas, o nome feijoada teria surgido nos anos 1600 em engenhos de açúcar de Recife — apesar de haver quem afirme que seria original do Rio de Janeiro. A receita teria ainda adaptada a partir de outras tradições dos portugueses, à base de feijão branco ou roxo. “A feijoada artisticamente disposta em pratos cheios de ingredientes, para que as pessoas escolham seus favoritos e aproveitem em um ritmo relaxado”, indica.
Vencedor é grego
Esse é o prato feito com feijão mais gostoso do mundo, de acordo com o TasteAtlas. O Gigandes plaki, receita típica da Grécia que recebeu a nota 4,6 (de 5 pontos possíveis). Preparado à base de enormes feijões brancos locais (Fasolia gigantes) que cozidos e, em seguida, assados em um molho de tomate temperado com ervas diversas, como orégano, salsinha e hortelã —ele servido com um pãozinho para acompanhar.
O time da enciclopédia esclarece que sua metodologia leva em consideração avaliação do público gastronômico internacional. Por meio de votos em seu site que filtrados, eliminando, segundo o Atlas, palpites potencialmente ligados a bots ou “nacionalistas”.
A lista completa dos 50 melhores pratos com feijão de todo o mundo. Com descrições de cada receita e imagens, pode conferida no site do TasteAtlas.