Queremos ser também uma potência no ecoturismo
O governador Mauro Mendes abriu oficialmente a Feira Internacional de Turismo (FIT) do Pantanal nesta quinta-feira (4), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Neste ano é celebrado os 30 anos do evento, o principal no calendário de Mato Grosso. São esperados 100 mil visitantes nos quatro dias da feira, que segue até domingo (7). A entrada é gratuita.
“É um prazer estar na abertura desta importante feira e ela vai mostrar o potencial do turismo de 38 cidades mato-grossenses. Precisamos cada vez mais investir nessa importante atividade econômica que é o turismo, que movimenta milhões de pessoas ao redor do planeta. Nosso Estado, no entanto, tem boas alternativas e um grande potencial. Sendo assim, o nosso desafio e prioridade são investimentos em infraestrutura para potencializar a atividade”, destacou o governador Mauro Mendes.
Ele ressaltou que o turismo será uma das principais atividades econômicas do Estado nos próximos anos. “Além de uma potência agrícola, queremos ser também uma potência no ecoturismo. Por isso estamos investindo em infraestrutura como o Parque Novo Mato Grosso. Ele será o maior e melhor equipamento público para a atividade esportiva e turística”.
A FIT Pantanal carrega o tema “Tudo Isso é Seu”
O secretário de Sustentabilidade, Desenvolvimento Territorial e Infraestrutura em Turismo do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Sobral, parabenizou o governador Mauro Mendes. Sobretudo, por dar opção de crédito a juros mais baixos aos empresários do trade de turismo em opção ao Fungetur. Um mecanismo de crédito do Governo Federal ao fomento do turismo como negócio.
“Antes a taxa do Fungetur era a Selic e ficou uma situação insustentável com a taxa de juros para a tomada de empréstimos. Por meio da Sedec, o governador autorizou que esses contratos do Fungetur, fossem renegociados com taxas de juros mais baixas, favorecendo os empresários”, disse Sobral.
Com o tema “Tudo Isso é Seu”, a Feira Internacional de Turismo (FIT) do Pantanal reúne expositores de 38 municípios de Mato Grosso e mais de outros três países como, por exemplo, Bolívia, Paraguai e Peru. Além disso, de operadores de turismo, entidades e artesãos, totalizando 89 estandes.
A FIT Pantanal tem uma programação diversificada e cultural com mais de 55 opções de capacitações, oficinas, e palestras. Tanto com especialistas em turismo, quanto de gastronomia, tecnologia e marketing. Por meio de parcerias com o Sistema Fecomércio e com a Assembleia Legislativa. Bem como, com o Sebrae-MT, Prefeitura de Cuiabá e Senac-MT e com mais 14 instituições apoiadoras.