Mato Grosso foi o terceiro com mais filmes inscritos de curta-metragem, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente
São 458 filmes inscritos na 22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá-CINEMATO, em apenas nove dias de inscrição, vindos de 25 Estados brasileiros, além do Distrito Federal.
Não teve participação de longa-metragem local, e, novamente uma expressiva quantidade dos dois Estados metropolitanos e da vizinha Goiás. A curadoria já definiu a lista dos selecionados que vem com força para concorrer aos troféus Coxiponé e Dira Paes. Ou seja, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Tocantins, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná. Santa Catarina, Amazonas, Rondônia, além de Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo.
As inscrições para a 22ª edição do Festival ocorreram entre os dias 27 de maio a 06 de junho, no site do Festival www.festivalcinemato.com.br.
Teatro da UFMT
O evento, com entrada gratuita, ocorre entre os dias 14 e 20 de julho, no Teatro da UFMT. Com o tema “Decolonizando a Amazônia”, que propõe uma reflexão sobre a libertação política, cultural, econômica e social da região. Dessa forma, valoriza os saberes e a autonomia dos povos que ali vivem, em reconhecer saberes ancestrais. Assim como questionar estruturas de poder e abrir caminhos para reconstruir identidades e imaginar novos futuros.
Portanto, vai homenagear Silvino Santos (1886-1970), cineasta da selva – português, que imigrou para o Brasil no início do século, tornando-se um dos pioneiros do cinema e da fotografia.
Com realização do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), tem parceria com a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev – UMFT), Primeiro Plano Cinema e Vídeo e Canal Brasil.
Também recebe o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Secretaria de Cultura de Cuiabá, Cineclube Coxiponés -UFMT, Curso de Cinema e Audiovisual da UFMT, Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT), da Cinemateca Brasileira e da Sociedade Amigos da Cinemateca, que vão ceder parte do acervo de Silvino a exibido nesta edição. Bem como apoio cultural da TV Centro América, filial da Rede Globo em Mato Grosso.