Você está visualizando atualmente Final de semana em Dubai passa a integrar sábado e domingo
Antes, o final de semana em Dubai era de sexta a sábado

Final de semana em Dubai passa a integrar sábado e domingo

Alinhamento com mercado global motivou mudança do final de semana em Dubai

O Dubai adotou uma semana laboral mais curta para favorecer a produtividade e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Além da instauração da semana de quatro dias e meio de trabalho, os Emirados Árabes Unidos (EAU) alteraram o tradicional final de semana em Dubai, de sexta-feira e sábado para sábado e domingo, para alinhar o país com os mercados globais e melhorar a competitividade econômica.

A nova organização do trabalho deverá facilitar as transações financeiras, econômicas e comerciais com outros países.

“Há uma grande vantagem porque antes costumávamos ter de trabalhar para participar em chamadas com clientes noutros países, frequentemente à sexta-feira; porque na Europa, a sexta-feira à tarde é um dia mais leve ao nível dos contatos com os clientes. Éramos excluídos porque não podíamos participar ou porque havia a obrigação de participar durante o final de semana. Por isso, para nós, nessa perspectiva, é uma verdadeira melhoria”, explicou Santiago Castillo, da empresa Roland Berger.

A transição para um sistema alinhado com os mercados globais começou por valer no setor público e nas escolas. Depois foi a vez dos mercados financeiros. O setor privado deverá também seguir o exemplo. Com esta decisão governamental, os EAU tornaram-se no primeiro país do mundo a adotar uma semana de trabalho de quatro dias e meio, de segunda-feira até ao meio-dia de sexta-feira.

Os novos horários nos Emirados se aplicam as escolas, onde o dia escolar deverá terminar ao meio dia de sexta-feira.

“Trata-se de favorecer o bem-estar, com a oportunidade de reduzir a semana de trabalho para que os nossos filhos; o nosso pessoal e as nossas famílias possam passar tempo juntos. Foi uma verdadeira bênção e uma surpresa interessante que foi muito bem recebida pelo pessoal e pelos alunos”, contou Clare Turnbull, directora da Royal Grammar School Guildford Dubai.