No momento, você está visualizando Finlândia inicia construção de “cerca” de 200 km com a Rússia
A construção foi iniciada em 28 de fevereiro deste ano e as áreas-alvo devem ser finalizadas até 2025 e a fronteira barreira da Finlândia e a Rússia restante concluída em 2026

Finlândia inicia construção de “cerca” de 200 km com a Rússia

Barreira na Finlândia construída em 15% da fronteira com a Rússia e deve finalizada até 2026

A construção iniciada em 28 de fevereiro deste ano e as áreas-alvo devem ser finalizadas até 2025 e a fronteira barreira da Finlândia e a Rússia restante será concluída em 2026

O governo da Finlândia está construindo uma barreira de 200 km na fronteira com a Rússia com o objetivo de supostamente proteger o país de uma eventual agressão russa. A estrutura representa 15% da fronteira de 1.300 km entre os 2 países. Atualmente, marcada com sinalizações e fios de plástico na maior parte do seu comprimento.

A construção iniciada em 28 de fevereiro de 2023, as áreas-alvo estarão prontas até 2025 e, a barreira restante, concluída em 2026. O prazo é justificado pelas condições meteorológicas do país.

O governo finlandês chama a divisória de “cerca” e, em um documento de perguntas e respostas (que pode  acessado pelo site ou a íntegra – 455 KB), compartilhou uma ilustração de como será a estrutura.

Assim, a proposta é uma iniciativa da Guarda de Fronteiras finlandesa e do Ministério do Interior ao governo finlandês.

Para fazer a barreira, o país precisou alterar sua legislação e incluir uma emenda que limita a recepção de pedidos de asilo a pontos específicos de entrada. As mudanças também devem permitir a construção de cercas e estradas no lado finlandês para ajudar no patrulhamento.

A barreira

Finlândia e Rússia têm histórico de guerras e Helsinque, capital do país, sente-se ameaçada pelo vizinho desde a invasão à Ucrânia.

Uma cerca de barreira na fronteira oriental é necessária na atual situação de segurança, pois evita a entrada ilegal, acelera a detecção e apreensão de pessoas que atravessam a fronteira ilegalmente, permite a prevenção de entrada em larga escala e instrumentalizada e melhora a vigilância regional e a prevenção de violações territoriais, justificou o governo.

Todavia na última semana, a Finlândia se tornou oficialmente o 31º integrante da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

O governo finlandês oficializou seu pedido em maio de 2022 depois de avaliar que a segurança do país estava ameaçada. Isso, logo após a decisão da entrada na Otan impulsionada pela guerra entre Rússia e Ucrânia. A Finlândia teve sua entrada ratificada em 30 de março depois que os 30 países integrantes da organização aprovaram a adesão. 

Por isso, a entrada da Finlândia mais do que dobra a extensão da fronteira da aliança militar com a Rússia. Uma vez que o país nórdico compartilha cerca de 1.300 quilômetros com a nação comandada por Vladimir Putin. Antes, 3 integrantes da Otan compartilhavam fronteira terrestre com a Rússia: Estônia, Letônia e Lituânia.