A próxima edição de 2024 do evento já está marcada de 3 a 6 de maio
Durante os quatro dias da Feira Internacional de Turismo (FIT) Pantanal, gerou-se cerca de R$ 12 milhões. Sobretudo, entre artesanatos vendidos, produtos da agricultura familiar comercializados e expectativas de volume de negociações. Tanto nas rodadas nacionais quanto internacionais dos destinos turísticos de Mato Grosso.
No Salão do Artesanato, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), participou com 15 municípios. Sendo assim, comercializaram-se 2.353 peças, totalizando R$ 98 mil. Já no Espaço de exposição e vendas de produtos destinados à agricultura familiar teve faturamento de R$ 350 mil, sob o comando da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e Empaer. Ao todo, 238 produtores familiares receberam o benefício.
A Secretaria Adjunta de Turismo da Sedec trouxe 36 municípios, que tiveram a oportunidade de dar publicidade aos seus potenciais e produtos turísticos.
O Sebrae promoveu rodadas de negócios com o lançamento de dez roteiros turísticos envolvendo 11 municípios. Com 52 empresários envolvidos diretamente e 53 indiretamente, gerou R$ 10,2 milhões em expectativas de negócios com operadores de turismo de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Também foram gerados um volume de negócios internacionais de 262 mil dólares. Equivalente então a R$ 1,2 milhão com operadores de turismo da Alemanha, Estados Unidos, Chile e Canadá.
Houve apresentação dos dados do balanço da feira em um café da manhã com a imprensa na manhã da sexta (12). Mas precisamente, na Fecomércio, onde todas as entidades envolvidas passaram as informações sobre a FIT Pantanal.
Temos um agronegócio que é top no mundo e fomenta o turismo
“Foi um show a nossa FIT depois de 5 anos sem realizar o evento de forma presencial e já temos a data da FIT Pantanal 2024. Ela acontecerá de 3 a 6 de maio e contamos novamente com a parceria do Governo de Mato Grosso. Bem como, da Assembleia Legislativa, Sebrae e o trade de turismo”, anunciou o presidente do Sistema Fecomércio, José Wenceslau Júnior.
O secretário adjunto de Indústria, Comércio e Empreendedorismo da Sedec, Paulo Leite, destacou que a FIT Pantanal foi um sucesso e a tendência é se tornar ainda maior, especialmente com a execução de projetos para o setor que estão sendo desenvolvidos na gestão Mauro Mendes, como as orlas turísticas, o mirante em Jaciara, Parque Novo Mato Grosso, a infraestrutura anunciada pelo governador no distrito de Bom Jardim, em Nobres, além da luta para que a concessão do Parque de Chapada dos Guimarães seja repassada ao Governo do Estado.
“A FIT é uma das formas de contribuir com o fomento do turismo do Estado. Temos um agronegócio que é top no mundo. E ainda mais reconhecido pela qualidade técnica e em volume, que fomenta o turismo de eventos e negócios em Mato Grosso. De olho nisso, o Governo tem trabalhado para apoiar e desenvolver ainda mais a indústria do turismo”.
Participaram do evento a superintendente de Turismo da Sedec, Maria Letícia Arruda. Bem como, a secretária municipal de Turismo, Nilza Taques e a gerente de Competitividade do Sebrae/MT, Denise Pimpim. Além de representantes de entidades parceiras e empresários do trade turístico.