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Caso o condutor não tenha pagado para estacionar, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) é acionada para ir ao local e multar o carro

Saiba como funciona o carro ‘espião’

Os automóveis têm 4 câmeras acopladas e leem placas de veículos em situação irregular

O carro “espião”, ajuda a aumentar em 50% o número de multas por estacionamento irregular em vagas de Zona Azul. Eles circulam pelas ruas de São Paulo, flagrando veículos parados sem que o pagamento tenha sido feito pelos condutores.

Os automóveis têm quatro câmeras acopladas que funcionam com a tecnologia OCR (optical character recognition), que permite ler as placas. De forma online e em tempo real, checa-se se o motorista pagou pela Zona Azul.

Oitenta veículos com essa tecnologia circulam pela cidade e fiscalizam o estacionamento nas 54 mil vagas existentes. Eles têm operação via Estapar, que assumiu o serviço de Zona Azul em novembro de 2020.

Caso o condutor não pagou para estacionar, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) aciona-se para ir ao local e multar o carro. A multa por estacionar sem pagar custa R$ 193,25 e rende 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

A CET afirmou que o trabalho de fiscalização dos agentes continua

Em 2019, ano anterior ao início da operação do carro espião, emitiam-se 267 mil multas pelo uso irregular do estacionamento rotativo das vias da cidade. Já em 2022, ano em que a retomada do movimento na cidade se consolidou após a pandemia, foram 399 mil multas, de acordo com o observatório Mobilidade Segura, da Prefeitura de São Paulo.

Para escapar da multa, o motorista que para em áreas com placa de Zona Azul precisa pagar pelo CAD (Cartão Azul Digital). Esse cartão online funciona como o antigo talão de zona azul. E ainda mais, pode ser comprado pelo aplicativo da concessionária, pelo preço de R$ 6,08. O uso de um CAD corresponde a uma hora de permissão de estacionamento, salvo algumas exceções.

Questionada sobre os motivos para o aumento de 50% das multas de Zona Azul, a CET afirmou que o trabalho de fiscalização dos agentes continua, apesar da presença dos carros espiões.

A Estapar não informou quantos veículos desse tipo estavam em ação no início da operação, em 2020. Nem se houve aumento da frota, o que, aliás, ajudaria a explicar o crescimento das multas.

Queda do número de multas em geral

O aumento das multas por Zona Azul irregular contrasta com a queda do total de multas na cidade. Enquanto em 2019 o total de infrações flagradas (como excesso de velocidade, passar no semáforo vermelho etc.) rendeu 10,6 milhões de autuações. Já em 2022 esse número foi de 9,6 milhões, quase 10% menor.