Que raios esse bicho está fazendo?
Gatos são bichos com hábitos bem peculiares, e alguns deles até nos fazem ficar com a clássica “que raios esse bicho está fazendo?” na cabeça. Neste cenário, podemos citar o hábito que eles possuem de, ocasionalmente, mostrar o bumbum para seus donos.
Acredite, por mais que esse gesto possa soar como algo esquisito, para o bichano é algo absolutamente normal. E parte do seu código de conduta no que diz respeito à socialização.
“Para os gatos, é normal cheirarem os bumbuns uns dos outros como forma de dizer ‘olá’ e até mesmo confirmar a identidade do outro bichano. É difícil para nós compreendermos essa ação. Mas para eles o gesto de cheirar é muito mais importante no que diz respeito a reconhecer outro felino. Do que olhar para seu semelhante”, explicou Mikel Delgado, especialista em comportamento animal, ao Inverse.
“Dessa forma, quando ele mostra o bumbum, está lhe ‘convidando’ a checar sua identidade. Ou é apenas uma forma amigável de dizer ‘olá'”, finalizou o especialista.
Herança da infância
Outro ponto importante sobre esse gesto é que ele também é consequência de seu comportamento do momento em que era um filhote. Quando era preciso estimular essa área para que o fizesse urinar ou defecar e até mesmo pedir ajuda para mantê-lo limpo.
Já as fêmeas também costumam mostrar o bumbum para atrair um macho durante os períodos de acasalamento.
Em todo caso, esse simples gesto pode ser compreendido como um sinal de amor por você, já que ele não vai sair por aí arrebitando traseiro para qualquer pessoa. Dessa forma, não fique com raiva caso o bichano esteja lhe mostrando o bumbum, ou mesmo esfregando essa parte em suas roupas. Pois isso é uma forma de realizar uma “marcação de território” com o cheiro dele.