Você está visualizando atualmente 5 dicas para usar o Google Acadêmico de maneira mais eficiente
Se você encontrou o artigo que deseja citar pelo Google Acadêmico, saiba que é possível facilitar este trabalho

5 dicas para usar o Google Acadêmico de maneira mais eficiente

A plataforma busca por arquivos em datas específicas, facilita o processo de referências e cria alertas de conteúdo

O Google Acadêmico é um motor digital de busca, utilizado para encontrar arquivos voltados para o campo da educação. De formal geral, costuma ser utilizado por estudantes de graduação e pós-graduação. Visto que é bastante útil para encontrar artigos científicos, monografias e demais textos publicados pela comunidade acadêmica. Além disso, serve para adicionar referências e construir uma bibliografia para o seu texto. A seguir, confira cinco dicas para usar o Google Acadêmico de maneira mais eficiente.

1. Filtre a busca por instituições de ensino

5 dicas para usar o Google Acadêmico de maneira mais eficiente

É possível encontrar artigos acadêmicos –– dentre outros formatos de textos –– publicados por instituições específicas de ensino. Por exemplo, se você é aluno da UFRN e busca por monografias publicadas por alunos desta universidade, basta inserir as palavras-chaves no motor de busca para encontrar os resultados desejados. Uma sugestão de pesquisa seria: “site: ufrn.br monografia”.

2. Crie alertas para futuras publicações

Essa dica serve para quem sondou vários sites e arquivos e, mesmo assim, não encontrou o que procurava. Dentro do buscador do Google Acadêmico, é possível criar um alerta digital: o software salva o seu e-mail, o assunto procurado na barra de busca e vai enviar ao seu correio eletrônico todas as atualizações de artigos sobre o tópico que você procura. Para isso, basta clicar no ícone de envelope no lado esquerdo inferior e inserir as informações necessárias.

3. Descomplique as referências bibliográficas

5 dicas para usar o Google Acadêmico de maneira mais eficiente

Todo estudante precisa referenciar as informações que disponibiliza no artigo que escreve, pois os dados precisam vir de algum lugar. Geralmente, a estruturação de uma referência bibliográfica pode ser difícil para quem tem dificuldade com as normas da ABNT, contudo, se você encontrou o artigo que deseja citar pelo Google Acadêmico, saiba que é possível facilitar este trabalho. Basta clicar no botão “Citar” para obter uma referência já formatada no padrão ABNT.

4. Utilize palavras-chaves na barra de busca

Todo estudante precisa referenciar as informações que disponibiliza no artigo que escreve, pois os dados precisam vir de algum lugar. Geralmente, a estruturação de uma referência bibliográfica pode ser difí para quem tem dificuldade com as normas da ABNT. Contudo, se você encontrou o artigo que deseja citar pelo Google Acadêmico, saiba que é possível facilitar este trabalho. Basta clicar no botão “Citar” para obter uma referência já formatada no padrão ABNT.

5. Especifique a data da publicação dos arquivos

5 dicas para usar o Google Acadêmico de maneira mais eficiente

Essa dica pode auxiliar o usuário a encontrar um texto específico. Publicado em uma data determinada, embora não consiga lembrar o autor ou o nome exato do artigo. Para isso, basta clicar no botão “Período específico” no lado esquerdo e digitar as datas limites para que o motor de busca realize a pesquisa.