Iniciativa de controlar os semáforos para reduzir congestionamentos vai usar dados da rede de celulares e satélites para mudar o tempo dos semáforos
Google vai tentar controlar e reduzir os congestionamentos na Europa mudando o tempo dos semáforos. Um dos próximos passos para tornar os carros autônomos é permitir que se conectem com o trânsito da cidade. Ou seja, leiam placas e mantenham a velocidade da via (o que alguns já fazem) e saibam quando o semáforo vai ficar vermelho para que possam frear sozinhos.
O projeto piloto deve começar na região grega da Ática, onde fica a capital Atenas. O governador local anunciou que vai firmar um acordo com o Google para utilizar dados de redes de celulares e satélites para monitorar as condições de tráfego em tempo real.
Com isso, a tecnologia poderá ajustar os semáforos de acordo com o trânsito em cada via. Em locais congestionados, por exemplo, o farol poderá ficar verde por mais tempo. Em contrapartida, em vias sem trânsito intenso, o tempo em que o semáforo ficará vermelho será mais longo. A medida visa reduzir o tempo no trânsito, principalmente nos horários de pico.
Em entrevista à rede pública de TV grega ERT1, Kimon Logothetis, consultor de segurança rodoviária da região da Ática, confirmou que a parceria com o Google também vai aprimorar o serviço do aplicativo Maps para sugerir rotas alternativas de trânsito.
De acordo com a CNN Grécia, o contrato celebrado nos próximos dias e os detalhes da parceria do Google serão divulgados em breve.
O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet e muito do seu lucro gerado pela publicidade do AdWords. A empresa foi fundada por Larry Page e Sergey Brin.
O Google surgiu no ano de 1998, como uma empresa privada com a missão de organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil. Quase oito anos depois de sua fundação, a empresa mudou-se para sua atual sede, em Mountain View, no estado da Califórnia.