Você está visualizando atualmente Gordura subcutânea pode proteger contra demência e AVC
Segundo estudo publicado na revista científica Diabetes, a celulite e a sua gordura subcutânea podem oferecer proteção contra demência e AVC

Gordura subcutânea pode proteger contra demência e AVC

Segundo um estudo publicado na revista científica Diabetes, a celulite e a sua Gordura subcutânea pode oferecer proteção contra demência e acidente vascular cerebral (AVC)

De acordo com o estudo, tudo isso graças à gordura subcutânea, que é capaz de reduzir riscos de determinados distúrbios, combatendo a inflamação cerebral. Para chegar a essa descoberta, os pesquisadores fizeram experimentos com o tecido adiposo em camundongos. Como a celulite tem uma relação direta com hormônios, a equipe também conduziu uma análise sobre os níveis de hormônios sexuais desses animais.

Na prática, os autores do artigo perceberam que camundongos fêmeas com altos níveis de gordura subcutânea apresentavam níveis mais baixos de inflamação cerebral do que roedores machos. Mas quando as fêmeas foram submetidas à lipoaspiração, seus níveis de inflamação dispararam.

Com isso, o estudo sugere que os padrões distintos de gordura podem ser uma razão fundamental para a proteção contra a inflamação. O que acontece é que o estrogênio é capaz de atuar como um anti-inflamatório natural.

Mas uma coisa que surpreendeu os especialistas foi que a perda de gordura subcutânea aumentou a inflamação cerebral em mulheres sem alterar os níveis de estrogênio e outros hormônios sexuais. Então pode ser que tenha mais do que apenas estrogênio em jogo.

O grupo analisou, principalmente, duas partes do cérebro para registrar a inflamação: o hipocampo (que desempenha um papel importante na aprendizagem e na memória) e o hipotálamo (que controla os hormônios). A conclusão foi que a perda de gordura subcutânea pode ter impactos em diferentes partes do cérebro, então outros estudos serão necessários para que se entenda melhor essa relação.

O que é celulite?

A causa da celulite não se conhece plenamente, mas segundo o Ministério da Saúde, os fatores predisponentes parecem ser hereditários. Ou seja: sexo, etnia, biotipo corporal e distribuição de gordura. As “covinhas” da celulite ocorrem devido à saliência da gordura sob a pele.

Os casos mais iniciais de celulite não apresentam sintomas, mas os mais adiantados podem incluir região mais fria. Assim como endurecimento, dor e sensibilidade e pele com aspecto irregular