Governador Mauro Mendes assina ordem de serviço para início da construção
Uma Ordem de Serviço, que autoriza a construção da maior ponte de MT, recebeu sua publicação no Diário Oficial na quarta-feira (26). Sobretudo, para dar início da construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Juruena, na MT-208. A ponte terá 1.360 metros de extensão. E ainda mais, será a maior construída até hoje, em Mato Grosso. Por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).
A obra foi contratada pelo Governo do Estado por R$ 252,8 milhões. O valor inclui a pavimentação de 59 quilômetros da rodovia. Além disso, construirá mais três pontes menores no caminho, com 50, 30 e 15 metros de comprimento.
A ponte e o asfalto vão ligar o município de Cotriguaçu ao distrito de Japuranã em Nova Bandeirantes. A nova ponte vai substituir uma balsa que atualmente percorre mais de três quilômetros pelo Rio Juruena, em uma viagem de aproximadamente uma hora.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, explica que a obra vai estimular o desenvolvimento da região Noroeste. Além de criar uma nova ligação entre todo o norte mato-grossense.
Outras duas pontes estão sendo construídas sobre o Rio Teles Pires
“Com essa ponte que nós vamos fazer e o asfalto na MT-170 (antiga BR-174), vai ser possível sair Aripuanã e chegar até Guarantã do Norte por uma via asfaltada. É algo que antes parecia inimaginável, mas que vai se tornar realidade nesta gestão. Uma região que não tinha nenhuma ligação por asfalto, vai passar a ter duas saídas pavimentadas”, afirma.
A obra teve licitação da Sinfra-MT em 2022, e quem ganhou foi o Consórcio Juruena. Pois, o mesmo, apresentou uma proposta com desconto de 12,97% em relação ao orçamento original. A previsão é de que as obras aconteçam em um período de três anos.
Atualmente a maior ponte de concreto em Mato Grosso é a que foi entregue pela atual gestão sobre o Rio das Mortes na MT-326, com 483 metros de extensão. Aliás, outras duas pontes estão sendo construídas sobre o Rio Teles Pires. Uma delas com 550 metros em Alta Floresta e outra com 692 metros, entre Novo Mundo e Nova Guarita.