A entrega dos caminhões pipa se deu durante seminário em Mato Grosso
“O caminhão pipa acaba se tornando uma ferramenta importante para salvar vidas. Os incêndios são muito comuns em períodos de seca, tanto no perímetro urbano quanto no rural. E, com um caminhão deste porte, podemos ter mais agilidade para controlá-los”, afirmou o prefeito do município de Juara, Carlos Sirena.
Juara é um dos oito municípios que receberam, na manhã desta quarta-feira (9), oito caminhões pipa durante a abertura do 2º Seminário Mato-grossense sobre Redução do Risco de Desastres, em Cuiabá. Além de Juara, também foram beneficiados Aripuanã, Barão de Melgaço e Cáceres. Bem como, Colniza, Feliz Natal, Gaúcha do Norte e Poconé. O investimento total alcançou a soma de R$ 4,9 milhões.
Programa Mais MT
“É uma ação do Governo de Estado, por meio do Programa Mais MT, com investimentos de quase R$ 5 milhões, para apoiar os municípios na resposta a incêndios e também em períodos de seca e estiagem”, reforçou o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, Cesar Viana de Brum.
“Muitas vezes, os municípios não têm recursos para a compra destes veículos, por conta de outras prioridades e necessidades. O Governo de Mato Grosso pensa em todos”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.
É um presente que vem na hora certa
“A chegada deste caminhão para o município de Colniza é muito importante para nós. Estamos muito contentes hoje, porque é um presente que vem na hora certa. Para comprar com recursos próprios, é impossível. Graças a Deus, que o governador Mauro Mendes está fazendo ações não só por Colniza, como por outros municípios”, comemorou o prefeito Milton Amorim.
A solenidade de abertura contou também com a presença da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria Carvalho. Bem como, do comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Alessandro Borges; e representantes de prefeitos.
Seminário
O 2º Seminário Mato-grossense sobre Redução do Risco de Desastres acontece durante esta quarta (9) e quinta (10), na Fatec/SENAI. O evento visa, no entanto, produzir conhecimento acerca de desastres no território mato-grossense e fomentar pesquisas na área. Assim como encorajar a participação popular nas ações do órgão com voluntariado.
O objetivo é fomentar a melhoria da Defesa Civil
“Afinal, temos também como um dos objetivos fomentar a criação ou melhoria das unidades municipais da Defesa Civil. Pois o Estado vai ajudar os municípios a estruturarem melhor suas unidades”, explicou o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil.
Enfim, o evento reúne palestrantes de todo o país, para debater temas importantes sobre redução do risco de desastres. Entre os nomes confirmados, estão Alessandra Daibert, da Agência Nacional de Água (ANA), Regina Célia dos Santos Alvalá, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Além disso, Jean Carlos Pinto de Arruda Oliveira, do CBMMT.