Alguns estudantes tendem a se arrepender do curso escolhido
Agora você vai conhecer quais as graduações que mais geram arrependimentos nos universitários. Sabemos que a graduação é o sonho de milhares de estudantes brasileiros. Mas, para alguns, o arrependimento em relação ao curso escolhido acaba falando mais alto. Isso acontece por uma série de motivos, como a pressão por ingressar na universidade imediatamente ou a frustração com o mercado de trabalho.
Por conta da lógica da sociedade, muitos jovens adultos acabam escolhendo cursos sem de fato gostarem deles, apenas para cumprir uma suposta obrigação de cursar o nível superior.
Quando se pensa em passar anos aprendendo sobre um assunto, é importante colocar na mesa todos os prós e contras para decidir se aquilo é realmente o que deseja. Ponderar é imprescindível, especialmente porque o processo de graduação acaba envolvendo custos, mesmo em universidades públicas.
Muitos acreditam que não entrar imediatamente em uma faculdade faz com que você “perca tempo”, no entanto, também é perda de tempo estar em um caminho que não agrada.
Graduações que mais causam arrependimento
A plataforma ZipRecruiter realizou pesquisa que apresenta quais são os cursos de graduações que mais causam arrependimento nos estudantes. O levantamento mostrou que cerca de 44% das pessoas que já se formaram no ensino superior hoje estão descontentes com a escolha feita.
Os principais cursos que estão nessa lista são das áreas de humanas e artes. Em décimo lugar, temos a graduação em Letras, com 52% de arrependimento.
A mesma porcentagem de alunos também se arrependeu de se graduar em Biologia. Já em Ciências Políticas, a quantidade aumenta para 56%.
Daqueles que optaram por fazer Assistência Médica, cerca de 58% lamentam da escolha. Marketing trouxe uma taxa de 60% de estudantes arrependidos.
Acima, com apenas 1% a mais que Marketing, está a graduação em Educação. O curso de Comunicação, por sua vez, é motivo de arrependimento para 64% dos graduados.
Agora, os três cursos que mais decepcionaram os estudantes. Em terceiro lugar vem Artes, com cerca de 72% dos graduados arrependidos da escolha. Em segundo vem Sociologia, com 72% de frustrados. No topo da lista de cursos de graduação com mais profissionais arrependidos está Jornalismo, com taxa de 87% de arrependimento.
Considerando os resultados obtidos, é importante ser sincero consigo mesmo. Então, escolha um curso de graduação com paciência para não perder tempo. Não importa se você começa o curso superior aos 18 anos ou aos 40: o importante, contudo, é escolher bem.