Ministro da economia Paulo Guedes, se encontrou com representantes dos países do G20 e com a secretária do tesouro americano, Janet Yellen
Em viagem aos Estados Unidos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, se reuniu com ministros de finanças dos outros países do G20 nesta quarta-feira (12). Em um jantar, Guedes disse que a economia do Brasil está em trajetória de ascensão, diferentemente de alguns países do mundo.
Durante o encontro no qual também estava presente a secretária do tesouro americano, Janet Yellen, Guedes disse que estima uma previsão de crescimento do PIB para o Brasil de 3%, número acima da projeção do Fundo Monetário Internacional, que estima um crescimento de 2,8% para o PIB brasileiro para 2022. Esta previsão do FMI, contudo, foi revisada para cima nesta semana.
O Brasil quer entrar nesta organização, mas terá que cumprir uma lista com mais de 100 requisitos. Paulo Guedes disse ainda aos representantes dos países do G20, que eles podem contar com o Brasil para a segurança alimentar e energética, neste momento, em que o mundo passa por problemas desta natureza, em meio à guerra na Ucrânia.
Todavia, vale ressaltar que esses encontros acontecem em uma semana em que o mundo divulga dados econômicos importantes. Nesta quinta-feira (13), saíram dados da inflação nos EUA, mostrando um avanço de 0,4% em setembro e um acumulado de 8,2% em 12 meses. Ou seja, uma queda na inflação pelo terceiro mês consecutivo, registrando um recuo de 0,29%, no acumulado de 12 meses, 7,17%.
A agenda de Guedes conta com reuniões bilaterais com as representantes da OCDE, da OMC com o Ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa.
Pela manhã, Guedes ainda participou de uma reunião com todos os ministros do G20, um dos encontros mais importantes da semana. O FMI é responsável pela organização dos próximos compromissos.