Sesc Arsenal recebe o 2º Festival Mato-Grossense de Choro, com Hamilton de Holanda e outras atrações
A poesia que flui das mãos de Hamilton de Holanda ao dedilhar o seu bandolim terá destaque no ‘2º Festival Mato-Grossense de Choro’, evento que acontece nos dias 16 e 17 de setembro no Sesc Arsenal, em Cuiabá. A agenda cultural é promovida pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Sesc-MT em parceria com o Corpo Musical da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).
O artista apresenta seu projeto ‘Onde o Choro encontra o Jazz’ no jardim do espaço que também será palco para outros nomes consagrados do estilo musical, como Eduardo Neves e Rogério Caetano, que dividem a plataforma em um duo e estendem a participação em uma roda de conversa em conjunto com Hamilton de Holanda.
Vencedor de diversos prêmios do Grammy Latino, o bandolinista tem popularidade como um embaixador do choro. O improviso é sua preferência, o que portanto transforma cada espetáculo que protagoniza em um momento singular.
Outra peculiaridade de Hamilton é seu instrumento que, diferente dos bandolins tradicionais que possuem oito cordas, leva duas a mais. O “upgrade” amplia a capacidade de som, com novos acordes e melodias.
O diretor regional do Sesc-MT, Carlos Rissato, comenta sobre a expectativa em torno do 2º Festival Mato-Grossense de Choro. “O Sesc Arsenal vai virar um grande palco voltado a esse gênero musical. Valorizando assim a música popular brasileira, preservando sua história e tradição”, fala Rissato.
O Núcleo de Choro da PMMT, a intérprete Márcia Oliveira, a Orquestra Cuiabana de Choro e a UFMT em Cordas são os destaques regionais que enriquecem a programação (veja abaixo).
O festival se encerra com uma grande roda de choro, no jardim do Sesc Arsenal. Então contará com a presença de todos os artistas convidados, um momento único de improvisação com nomes mato-grossenses e nacionais.