Você está visualizando atualmente HIDROGÊNIO VERDE: Países lideram a produção do ‘combustível do futuro’
A produção do hidrogênio verde já está para começar em alguns países

HIDROGÊNIO VERDE: Países lideram a produção do ‘combustível do futuro’

O hidrogênio verde pode se tornar uma das fontes de energia natural que irão salvar o mundo

Uma das soluções que algumas nações estão desenvolvendo para preservar os recursos naturais do nosso planeta é o hidrogênio verde; que também é conhecido como hidrogênio renovável.

Recentemente, o fundador da Microsoft, Bill Gates; que lançou um livro intitulado Como evitar um desastre climático, classificou esse combustível como a melhor inovação dos últimos tempos para combater o efeito estufa.

“Não sei se vamos conseguir (produzir hidrogênio verde a um preço acessível), mas, se conseguirmos, isso resolveria muitos problemas”, disse ele no podcast Armchair Expert. “Me anima que se fale muito sobre como alcançar isso. Isso não acontecia há três ou quatro anos”, acrescentou.

O que é hidrogênio verde?

O hidrogênio é o elemento químico mais abundante do universo. As estrelas, como o nosso Sol, são formadas principalmente por esse gás, que também pode assumir o estado líquido.

O hidrogênio é muito poderoso: tem três vezes mais energia do que a gasolina. Mas, ao contrário dela, é uma fonte de energia limpa, uma vez que só libera água (H2O), na forma de vapor, e não produz dióxido de carbono (CO2).

A seguir, confira quais são os seis países que estão desenvolvendo os maiores projetos de produção de hidrogênio verde.

Austrália

O maior país da Oceania lidera os planos de produção deste novo combustível limpo com propostas para a construção de 5 megaprojetos em seu território, graças aos seus vastos recursos energéticos renováveis, especialmente energia eólica e solar.

Holanda

A petrolífera anglo-holandesa Shell lidera junto a outros desenvolvedores o projeto NortH2 no Porto do Ems, no norte da Holanda, que então prevê a construção de pelo menos 10 GW de eletrolisadores. A meta é ter 1GW até 2027 e 4GW até 2030, utilizando sobretudo a energia eólica offshore.

Alemanha

Os alemães também têm seus próprios projetos de hidrogênio verde em território nacional. O maior é o AquaVentus, na pequena ilha de Heligoland, no Mar do Norte. O plano portanto é construir ali 10 GW de capacidade até 2035.

China

O gigante asiático é o maior produtor mundial de hidrogênio, mas até agora usou hidrocarbonetos para gerar quase toda essa energia. No entanto, o país está dando agora os primeiros passos no mercado de hidrogênio verde com a construção de um megaprojeto na Mongólia Interior (região autônoma da China), no norte do país.

Arábia Saudita

O país árabe com as maiores reservas de petróleo também planeja entrar no mercado de hidrogênio verde, então com o projeto Helios Green Fuels. Ele será baseado na “cidade inteligente” futurística de Neom, às margens do Mar Vermelho, na província de Tabuk, no noroeste do país.

Chile

O país sul-americano, considerado uma das mecas da energia solar, foi então o primeiro da região a apresentar uma “Estratégia Nacional de Hidrogênio Verde” em novembro de 2020.