Hospedagens espalhadas pelo país preparam pratos típicos de suas respectivas regiões
Viajar pelo Brasil pode ser uma baita experiência para experimentar a gastronomia brasileira. Pois cada canto do país tem a sua especialidade. Uma pesquisa com mil participantes, descobriu que 92% dos brasileiros preferem experimentar comidas e pratos típicos locais quando estão viajando. Além disso, uma a cada três pessoas afirmaram que o gosto de comidas típicas remete a viagens. Veja então a especialidade da gastronomia de sete destinos brasileiros e dicas de hospedagens para saborear os pratos típicos de cada um desses lugares.
Acarajé em Comandatuba, na Bahia
O bolinho, feito de feijão-fradinho e frito em azeite de dendê, é uma das sensações da gastronomia baiana. Originário do candomblé, religião de matriz africana, o acarajé é conhecido na África como akara , kosai e koose. No Brasil, serve-se o quitute com pimenta, camarão seco, caruru e vatapá.
Fica a dica: Já o resort Transamerica Comandatuba, na Ilha de Comandatuba, no litoral sul da Bahia. E além disso, oferece o sistema de alimentação all inclusive com muito acarajé! Há voos para o Aeroporto de Comandatuba e, de lá, barcos que fazem a breve travessia do rio que separa a ilha do continente. Nessa matéria, nós contamos como é se hospedar por lá.
Baião de Dois em Maceió, Alagoas
O baião de dois é uma receita típica do Nordeste e mistura dois ingredientes que são a cara do Brasil. Como por exemplo, arroz e feijão, temperados com cebola, tomate, pimentão, coentro e a cebolinha. Em algumas receitas, é comum adicionar carne seca e queijo coalho.
Fica a dica: O Jatiúca Hotel & Resort, na praia de Jatiúca, serve um bom baião de dois.
Carne de sol em Genipabu, Rio Grande do Norte
Outro ingrediente típico da gastronomia nordestina é a carne de sol. Ela recebeu esse nome no início do século 17 pelo modo de preparo: a carne ficava secando ao sol. Hoje em dia, as peças de proteína são preparadas em local coberto e bem ventilado.
Fica a dica: Genipabu fica a 25 km de Natal e reúne praias, dunas, lagoa e uma grande área de proteção ambiental. Por lá, a Pousada Villa do Sol prepara o prato “Delícia Potiguar” – uma curiosa paçoca de carne de sol com escondidinho.
Churrasco em São Pedro, São Paulo
Quando carnes, pães, queijos e legumes vão à brasa do carvão, logo pensamos em reunião de família ou confraternização com amigos. Mas dá para comer um bom churrasco durante uma viagem também.
Fica a dica: Uma das 29 estâncias paulistas, São Pedro é um pequeno município de 34 mil habitantes. Ali, o Hotel Fazenda São João leva o churrasco a sério. Pois ele tem um “churrascódromo” e até ritual de preparo da costela no fogo de chão. Há também opções vegetarianas e veganas.
Feijoada em Foz do Iguaçu, Paraná
A feijoada brasileira, feita com carnes de boi e de porco, acompanhada de arroz, couve, farofa e laranja, é um dos pratos queridinhos do país. Hoje em dia, existem versões vegetarianas e veganas do pratos, feitas com beterraba, inhame, abóbora, mandioquinha, tofu e soja.
Fica a dica: O Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort é um hotel de Foz do Iguaçu. Pois, além de possuir uma grande área de lazer, serve uma feijoada completa todos os sábados.