Pelo segundo dia seguido de incêndios, colunas de fogo atingem diversas cidades nos arredores da capital Atenas na Grécia
Gigantescos incêndios florestais atingiram uma vasta região a noroeste de Atenas na Grécia pelo segundo dia nesta terça-feira (18). O fogo destruiu carros, propriedades e casas, forçando moradores a fugir.
Na pequena aldeia de Mikro Katerini em Mandra, o incêndio destruiu várias casas, enquanto restos carbonizados de carros ficaram do lado de fora. Todavia a frente de fogo ativa se estendeu por 8 km, disseram autoridades, com uma densa fumaça cobrindo a área.
À medida que a noite caía na Grécia, longas linhas de chamas alaranjadas ainda podiam ser vistas rasgando a floresta ao redor, enquanto o fogo ardia entre as casas danificadas.
Mais de 250 bombeiros auxiliados por voluntários, 75 carros de bombeiros, 11 aeronaves e nove helicópteros combateram o incêndio que começou na segunda-feira (17).
Em Pournari, moradores e animais foram evacuados, quando o incêndio varreu descontroladamente as florestas ao norte de Atenas.
Aquecimento global
O serviço meteorológico grego alertou para um alto risco de incêndio esta semana, no momento em que o país se recupera da primeira grande onda de calor do verão. Uma segunda onda de calor está prevista para o final desta semana.
“Estamos indo embora, eles nos contataram para evacuar o assentamento. Estamos indo para onde for seguro para a família”, comenta Meletis Redoumis, que mora na região. “Levamos apenas o básico, roupas, água e alguns sanduíches para as crianças e leite para o bebê. Somos seis pessoas, quatro crianças e dois adultos. Além disso, levamos os dois cachorros e os pássaros.”
Os incêndios, cada vez mais intensos e frequentes, reflexo das mudanças climáticas, que por sua vez, desencadearam pelo descontrolado aumento na emissão de poluentes e o consequente aquecimento global.
Estudos comprovam a ligação entre o aumento no caso de incêndios em todo o mundo e as mudanças climáticas. Países como Espanha, Estados Unidos e Canadá também têm registrado ocorrências em suas florestas.