Você está visualizando atualmente 6 incríveis descobertas arqueológicas ocorridas em 2022
Confira algumas das descobertas arqueológicas mais significativas realizadas durante o ano de 2022

6 incríveis descobertas arqueológicas ocorridas em 2022

Descobertas arqueológicas têm registros que contam mais sobre o passado da humanidade

Descobertas arqueológicas incríveis marcaram este ano. Um ano de reestruturação da arqueologia devido ao pós-pandemia, 2022 marcou assim, a história da exploração com achados marcantes e reveladores. Durante os últimos 12 meses, pesquisadores e entusiastas identificaram em diversas localidades do planeta, registros que contam mais sobre o passado da humanidade e resolvem casos dados, por muito tempo, como sem solução.

Confira abaixo algumas das descobertas arqueológicas mais significativas realizadas durante o ano de 2022:

1. A expedição de Ernest Shackleton

Usando robôs subaquáticos, uma equipe de exploradores encontrou os destroços do icônico Endurance, navio de Ernest Shackleton desaparecido em meados de 1915. Isso aconteceu durante uma tentativa de cruzar a Antártica pelo Polo Sul e, desse modo, mais um feito lendário no século XX. O britânico teve que abandonar a embarcação junto com sua tripulação. Preso no gelo do mar de Weddell, Endurance afundou e chegou a 3.050 metros abaixo do nível da água.

2. Corpos de crianças mumificados em Lima, Peru

Descobertas macabras ocorrida em Lima, no Peru: oito crianças mumificadas foram desenterradas pela equipe do arqueólogo Pieter Van Dalen Luna. Datados de mil a 1.200 anos atrás, os corpos foram supostamente sacrificados para acompanhar os indivíduos na transição para o submundo. E revelaram uma prática frequentemente realizada em meio às sociedades pré-incas, especialmente em relação às “pessoas de alto escalão”.

3. A descoberta de uma deusa

Enquanto cultivava sua terra em Khan Younis, na Faixa de Gaza, o fazendeiro palestino Nidal Abu Eid encontrou, por acaso, um artefato que logo provaria seu valor histórico. Após reportar o achado para as autoridades locais, foi identificado que o item era o crânio de Anat, datado de quase 4.500 anos atrás. Segundo as lendas locais, ela era a deusa cananeia do amor e da guerra.

4. Pegadas fantasmas

Descritas como pegadas fantasmas, trilhas deixadas no deserto do Great Salt Lake, em Utah, chamaram a atenção de pesquisadores em julho deste ano. Durante uma investigação profunda na região, foi determinado que os rastros têm quase 12 mil anos, quando a última Era do Gelo estava perto de seu fim. Aparentemente, seus donos eram um bando de adultos e uma criança que vagavam pela área enquanto ela ainda era marcada pela presença de extensos pântanos.

5. O pênis na pedra

O curioso caso do pênis na pedra ocorreu em ruínas no sul da Espanha. Assim, chamou a atenção por destacar uma genitália estilizada que remete à época romana. Ela tem quase 45 centímetros de comprimento. Além disso foi esculpida em alto relevo em um pedaço de rocha. A peça, no entanto, evidencia uma prática bastante comum realizada pela sociedade da antiga Roma para glorificar a virilidade. Já que normalmente se viam símbolos fálicos nas fachadas das casas e até mesmo em amuletos carregados por soldados.

6. Netuno e as 40 amantes

Pesquisadores desenterraram um impressionante mosaico na Síria. E encontraram, assim, referências a algumas das mais importantes figuras mitológicas da Grécia Antiga. A arte de 1.600 anos atrás e com dimensões de 20 por 6 metros, chamou a atenção pelo seu surpreendente estado de preservação. Na imagem, é possível observar várias cenas descritas pelo poeta Homero na Ilíada e na Odisseia. Incluindo o então deus romano Netuno ao lado de suas 40 amantes.