SECEL e Oi Futura anunciam as iniciativas da economia criativa selecionadas pelo edital MOVE_MT
Primeiramente, economia criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. O MOVE_MT dispõe de até R$ 257 mil reais em recursos para reconhecimento e distribuição entre as iniciativas que atenderem às metas previstas e obtiverem o melhor desempenho ao longo do ciclo de aceleração.
O MOVE_MT divulgou o resultado do edital nesta quarta-feira (29). A parceria inédita entre SECEL-MT e Oi Futuro selecionaram 30 iniciativas que irão receber formação e consultoria intensa para a criação de negócios rentáveis e sustentáveis em Mato Grosso.
Com negócios e projetos de três segmentos da economia criativa: Mundo das Artes, Criações Funcionais e de Negócios Digitais, a aceleração contribuirá com iniciativas que fortalecem a diversidade em todo o Estado.
Nesse sentido, os responsáveis pelas iniciativas selecionadas vão passar por 2.500 horas de capacitação para amadurecerem seus processos. Bem como todo esse processo será gratuito e os encontros serão feitos virtualmente, por videoconferência por seis meses.
Além disso, a primeira atividade com empreendedores selecionados será um workshop coletivo que vai ocorrer no dia 07 de outubro. Sendo assim, apresentarão a proposta do ciclo de aceleração da economia criativa.
Projetos aprovados para a iniciativa de economia criativa
Dito isso, os projetos selecionados são: Criações Bôloriê Umutina, de Barra dos Bugres, Grupo Mato Grosso Queer, de Chapada dos Guimarães. Também a Copa Porto de E-sports, de Porto dos Gaúchos, APP – Viola de Cocho, de Várzea Grande. Concluindo, Potências Negras Criativas, de Cuiabá, e Ponto AgroEcológico, de Alta Floresta.
A lista completa foi disponibilizada nos sites da SECEL e do Oi Futuro.
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT) e o Labora – Laboratório de Inovação Social do Oi Futuro, serão responsáveis para registrar todo o aprendizado da jornada. Assim como irão publicar um e-book do projeto e disponibilizá-lo gratuitamente.