Casarão das Artes abre inscrições para aulas gratuitas de teatro na escola no bairro Pedra 90; aulas terão início em 19 de março
O Casarão das Artes está com as inscrições abertas para aulas de teatro. As atividades terão início no dia 19 de março e serão feitas, gratuitamente, aos sábados, sempre das 9h às 12h. Assim, os interessados podem se inscrever na Avenida A, 02 e 03, Jardim São Paulo, bairro Pedra 90, em Cuiabá.
Instituição com certificado de Ponto de Cultura em Mato Grosso, reconhecida como tal no início de 2019; o Casarão das Artes tem na prática do teatro sua principal frente de atuação. Por isso, o Instituto oferece à comunidade do bairro Pedra 90, aulas de teatro para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
“Eu vivi a vida toda na periferia, o que eu sou, devo à periferia. Quero retribuir. Afinal, meu papel social como artista é devolver à comunidade o que ela me deu, como a oportunidade de estudar teatro”, destaca Vini Hoffman, idealizador do Instituto Casarão das Artes.
Sem faixa etária estipulada, as aulas de teatro do Casarão das Artes são contínuas e assim seguem até o fim do ano, quando se encerra uma etapa e começa uma nova.
“Inclusão e acessibilidade é o objetivo. Queremos trazer para o Pedra 90 um pouco de tudo que ocorre no Brasil, espetáculos de teatro, dança, música e oficinas. Promovemos a integração comunitária entre os bairros e as comunidades de difícil acesso, gerando assim inclusão para além do bairro Pedra 90”, explica.
O agente cultural
Vini Hoffman é um artista com história de vida inspiradora. Membro do então Grupo de Teatro Tibanaré, um dos mais atuantes e reconhecidos de Mato Grosso, dessa maneira, iniciou sua carreira em projetos sociais.
Sendo assim, seu trabalho mais recente está prestes a estrear em rede nacional, pela TV Cultura, trata-se da série infanto-juvenil “O Pantanal e Outros Bichos”, de Amauri Tangará. Aliás, o ator interpreta o personagem Curupira. As gravações para a segunda temporada da série já encerrara, e em 2022 estreia “O Cerrado e Outros Bichos”.
“Ter um Ponto de Cultura, para a comunidade, é muito valioso. Gera reconhecimento, fortalece parcerias, assim como traz visibilidade e credibilidade para moradores de uma comunidade tão distante. Não existem muitos acessos aqui, só pela televisão. Com o certificado de Ponto de Cultura, podemos mostrar que aqui no bairro deles, assim também podem fazer cultura e multiplicar, levar a cultura deles para outros lugares e então receber espetáculos culturais. Um ciclo do bem”, avalia Hoffman.
Serviço
Aulas de Teatro gratuitas no Casarão das Artes
Inscrições até 19 de março, no local
Avenida A, 02 e 03, Jardim São Paulo, bairro Pedra 90, em Cuiabá
Informações 65 9908-5943
Fonte: Governo MT