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Essa intenção de consumo é muito importante para aquecer a economia e gerar crescimento em diversos setores do Estado

Intenção de consumo dos cuiabanos aumenta pelo 4º mês

O aumento da intenção de consumo se dá pelo 4º mês consecutivo

A capital mato-grossense apresentou crescimento de 3,78% na Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em maio sobre o mês anterior, acumulando 85,2 pontos. O crescimento do índice, observado desde o mês de fevereiro pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), também está 10,22% maior no comparativo com maio do ano passado. Quando pontuava, contudo, 77,3 pontos.

Os dados foram levantados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Assim, revelam que dentre os subíndices analisados na pesquisa, apenas o Emprego Atual obteve queda de -3,4% no mês. Já o componente que acompanha a Perspectiva de Consumo apresentou variação positiva de 10,8%. Portanto, acompanhou o Nível de Consumo Atual (9,9%), Momento para Duráveis (9,4%) e Compra a prazo/Acesso ao crédito (8%).

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca que, o índice ainda é maior do que o registrado em maio do ano passado. Apesar da queda mensal e isolada do componente que monitora a situação atual do emprego. “Até março de 2023, o comércio e serviços acumulam saldo de empregos de 10.601 no estado. O que pode colaborar em grande medida para a superação de períodos de baixa para o mercado de trabalho”.

Além disso, há uma expectativa de melhora profissional nos próximos meses para 49,5% dos entrevistados na pesquisa. Concomitante, sobretudo, à renda familiar, que para 43,9% dos respondentes, está melhor do que no mesmo período do ano passado.

É muito importante para aquecer a economia e gerar crescimento no estado

Ainda conforme análise do IPF-MT, o índice geral divulgado na pesquisa de maio, consolida as tendências de aumento de consumo. Bem como a facilidade de acesso ao crédito para compras a prazo. Mesmo com a permanência da taxa de juros Selic em 13,75%, considerada alta.

De acordo com Wenceslau Júnior, a elevação observada a partir de fevereiro é positiva. “Essa inclinação para cima – na intenção de consumo – também reforça uma tendência de aumento no consumo das famílias para o estado. O que é muito importante para aquecer a economia e gerar crescimento em diversos setores”.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.