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Serão selecionados, ao todo, 100 estudantes do Ensino Médio, da rede estadual de ensino, que atendam os critérios do programa de intercâmbio

Governo publica edital de intercâmbio para estudantes da rede estadual

São 100 estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino, atendendo critérios para classificação do programa de intercâmbio

O Governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficial (23), o edital de seleção de estudantes da rede pública estadual para o programa de intercâmbio MT No Mundo, gerido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Ao todo, 100 estudantes foram selecionados.

O programa tem como objetivo incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e profissional, principalmente, em relação ao domínio de uma língua estrangeira, por meio de imersão cultural e desenvolvimento de habilidades, competências interculturais e experiência de estudo.

O intercâmbio terá duração de três semanas e realização na Inglaterra. No período, o estudante receberá uma ajuda de custo semanal, no valor de 200 libras esterlinas (cerca de R$ 1,2 mil), para despesas pessoais, como transporte e alimentação. A acomodação será em casa de família no país de destino. A Seduc também providenciará os seguros viagem e saúde para o período do intercâmbio.

Todos os alunos regularmente matriculados no Ensino Médio da rede estadual de ensino já estão automaticamente inscritos para a seleção do programa de intercâmbio.

De acordo com o edital, a publicação da classificação provisória dos estudantes acontecerá no dia 6 de março, e o resultado final no dia 14 do mesmo mês. O cronograma também prevê o agendamento para emissão dos passaportes entre 29 de março e 5 de maio. No entanto, ainda não definiramm a data do embarque.

Critérios de seleção

As 100 vagas disponibilizadas serão divididas em dois grupos, que terão critérios distintos para seleção dos estudantes, e deverão obedecer a disponibilidade de vagas por Diretoria Regional de Educação. Por isso, os estudantes selecionados não poderão ser da mesma unidade escolar.

Para os dois grupos, os requisitos básicos são os mesmos. Os estudantes devem ter cursado o Ensino Médio na rede estadual em 2022 e estar regularmente matriculados em 2023. Além disso, deverão ter no mínimo 14 anos no momento do embarque.

Para a seleção do grupo 1, também exigirão que o estudante tenha pelo menos três certificados de conclusão de nível na plataforma EF Education First. A plataforma faz parte do programa Mais Inglês, lançado pela Seduc em 2022. Seu objetivo é potencializar o ensino da Língua Inglesa nas 700 escolas da rede estadual.

A classificação dos estudantes deste primeiro grupo será em duas etapas. A primeira consiste na análise dos requisitos, sendo que apenas passarão para a etapa final os alunos que estudam em escolas que onde o índice de acesso mínimo na plataforma é de 70%. Assim como o índice médio de lições feitas pelos alunos na plataforma é de 17 lições.

Na segunda etapa, a classificação dos estudantes será feita com base em cinco critérios

1) escolas com maior porcentagem de acesso na plataforma EF Education First;

2) escolas com maior índice médio de lições realizadas na plataforma;

3) estudantes com maior média das notas dos 3 certificados mais avançados emitidos pela plataforma;

4) estudantes que estiverem cursando a série mais avançada;

5) estudantes com maior número de lições individuais realizadas.

Dessa forma, o segundo grupo será composto pelos 50 primeiros colocados na Avaliação Formativa de Saída de 2022, obedecendo a disponibilidade de vagas por Diretoria Regional. É critério para a seleção do grupo 2 a frequência mínima de 85% em cada disciplina computada pelo SigEduca em 2022. Mas em caso de empate, a média na disciplina de Língua Inglesa será o primeiro critério de desempate.

De acordo com o edital, caso algum estudante se classifique nos dois grupos, a vaga no segundo grupo passará para o próximo classificado.

Então, a Seduc entrará em contato com a família dos estudantes selecionados para as orientações relativas ao intercâmbio. Todos os custos relativos à emissão de passaporte, certificado internacional de vacina, reuniões de orientação e embarque e desembarque serão custeados pela Seduc.