No momento, você está visualizando INTERNET NOS AVIÕES: O que muda com o Starlink Aviation?
A SpaceX acaba de revelar mais informações sobre o Starlink Aviation, sua nova modalidade de internet via satélite voltada para aeronaves

INTERNET NOS AVIÕES: O que muda com o Starlink Aviation?

A SpaceX acaba de revelar mais informações sobre o Starlink Aviation, sua nova modalidade de internet via satélite voltada para aeronaves

Um dos destaques do serviço da Starlink Aviation é a sua taxa de velocidade de até 350 Mbps. Como comparativo, isso é mais que três vezes superior às opções disponíveis atualmente, que oferecem até 100 Mbps por avião e só funcionam em terra.

Segundo o Engadget, duas companhias aéreas já abraçaram a ideia. A americana Delta Air Lines, que estava testando a tecnologia desde o início de 2022 nos seus aviões, e a Hawaiian Airlines, que começará a implantar a Starlink em “aeronaves selecionadas” a partir de 2023.

Funciona em todos os Starlink Aviation?

Ainda não. O serviço estará disponível para aviões selecionados. No entanto, a empresa planeja desenvolver o suporte para fuselagens de mais aeronaves no futuro.

“Os passageiros poderão acessar internet de alta velocidade e baixa latência a partir do momento em que entrarem no avião”, de acordo com postagem da empresa. A SpaceX deve iniciar as entregas dos kits Starlink Aviation as companhias aéreas ao longo do próximo ano.

A princípio, a novidade permitirá que os passageiros joguem online e façam até chamadas de vídeo em pleno voo, algo que não pode ser feito atualmente.

Segundo a página oficial da Starlink, a cobertura estará disponível no mundo todo e funcionará sem problemas. Isto é, desde que o avião tenha o hardware da empresa a bordo e uma visão desobstruída do céu.

Em suma, o serviço de internet por satélite da SpaceX, começará a funcionar em aviões selecionados a partir de 2023. O serviço Starlink Aviation, fornecerá internet de até 350 Mbps, o que será suficiente para chamadas de vídeo e até jogos online.

Vale lembrar que a velocidade pode sofrer alteração com a quantidade de passageiros utilizando a conexão. Segundo a OneZero, a maioria dos voos conectados oferecem cerca de 10 Mbps por sistemas ar terra, ou seja, só funcionam enquanto sobrevoam a terra.