Premiação Grammy Latino aconteceu nesta quinta-feira (16) na Espanha
O Grammy Latino 2023, foi entregue na tarde desta quinta-feira (16), premiando cantores e artistas da América Latina. Assim, a cerimônia aconteceu em Sevilha, na Espanha.
A premiação, uma das mais importantes do cenário musical, tem categorias específicas para trabalhos em língua portuguesa.
Entre as vencedoras, portanto, está a cantora paraense Gaby Amarantos que ganhou na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, com Tecnoshow. Ou seja, uma mistura de ritmos brega e eletrônico. Aliás, esta é a terceira indicação da cantora.
No discurso de agradecimento, ela dedicou o prêmio às mulheres negras, da Amazônia e da periferia. “Eu sou uma artista da Amazônia, da Floresta Amazônica do Brasil. E faço música da periferia negra de Belém do Pará. Por isso, quero agradecer por ser uma artista independente. Estou há 20 anos trabalhando com esse estilo. Recebo com muita honra e alegria esse prêmio reconhecendo a música como música de raízes brasileira. Viva o tecnobrega!”, disse.
Mas o destaque foi o prêmio póstumo a Marília Mendonça na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja, por Decretos Reais, lançado em maio deste ano. Aliás, a cantora morreu em novembro de 2021, em um acidente aéreo.
A banda de rap e rock Planet Hemp, levou dois gramofones nas categorias melhor álbum de rock ou de música alternativa em língua portuguesa e melhor interpretação urbana em língua portuguesa.
Em seguida, veja a lista dos brasileiros vencedores do Grammy Latino 2023:
Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa
– Xênia França – Em nome da Estrela
Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa
– Planet Hemp – Jardineiros
Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa
-Planet Hemp e Criolo – Distopia
Melhor Álbum de Samba/Pagode
– Martinho da Vila – Negra Ópera
Melhor Álbum de Música Popular Brasileira
– João Donato – Serotonina
Melhor Álbum de Música Sertaneja
– Marília Mendonça – Decretos Reais
Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa
– Gaby Amarantos – Tecnoshow
Melhor Canção em Língua Portuguesa
– Tiago Iorc e Duda Rodrigues – Tudo O que A Fé pode Tocar
Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa
– Eli Soares – Nós
Fonte: Agência Brasil