Ele diz: ‘celular é pesado pra mim’
A comunidade do Condado de Bukan, norte do Irã, é o lar do homem mais baixo do mundo na atualidade. Afshin Esmaeil Ghaderzadeh, 20, teve sua estatura reconhecida pelo Guinness World Records 2022. Com seus 65 cm de altura, é o quarto homem mais baixo já constatado na história da empresa especializada em recordes.
De acordo com o Guiness, o jovem pesa cerca de 6,5 kg. Ele é quase 7 cm mais baixo que o recordista anterior, Edward “Niño” Hernández, da Colômbia. Devido ao tamanho ele usa roupas feitas sob medida e admite que segurar um celular por muito tempo é um exercício custoso.
A estatura e o peso de Esmaeil foram confirmados após uma série de medições realizadas em Dubai, em um dos escritórios do Guinness. Vale lembrar que a empresa cobra para ter os recordes reconhecidos.
Usar a fama para o bem
Para o iraniano, que necessita de tratamento e uso contínuo de medicamentos, a expectativa é que sua recém-descoberta como homem mais baixo do mundo colabore para que ele possa assim ajudar seus pais com as despesas. “Meu sonho é poder ajudar meus pais, com reconhecimento global pode ajudar a realizar meu sonho”, afirmou ao Guinness.
A fraqueza e o tratamento contínuo impossibilitaram Afshin de frequentar escolas e conseguir um trabalho. Seu sonho era seguir os passos do pai, como construtor civil.
Ternos e celulares
Como passatempo, o jovem passa a maior parte de seus dias assistindo desenhos animados e navegando nas redes sociais. “Os celulares em geral são pesados para eu usar por muito tempo, mas ainda consigo”, disse Afshin.
Para os moradores da sua comunidade o iraniano é um homem de personalidade extrovertida e popular. Apesar disso, ele explicou que gostaria de viver experiências que não consegue, principalmente a de dirigir um carro.
Dentre as dificuldades vividas pelo homem mais baixo do mundo, encontrar roupas é uma delas. As únicas peças possíveis para Afshin são aquelas feitas para crianças. Porém, como um homem de 20 anos, não é fã dos designs infantis, o que o leva a usar ternos feitos sob medida.
Craig Glenday, editor-chefe do Guinness World Records, afirma ter sido um privilégio “conhecer Afshin e confirmá-lo como o homem adulto mais baixo do mundo”.
“A julgar pelo entusiasmo que demonstrou durante sua visita a Dubai, ele está mais do que pronto para aproveitar o seu status de celebridade. tornando-se assim um nome conhecido”, disse Craig.