Ministério da Justiça e Segurança Pública promove a 1ª Jornada Nacional de Policiamento Rural em Sinop-MT
A Polícia Militar de Mato Grosso participou nesta terça-feira (23), da 1ª Jornada Nacional de Policiamento Rural promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Sinop-MT. O evento teve por objetivo debater e compartilhar experiências e boas práticas sobre o policiamento rural no país.
Na ocasião, o Comando Geral da Polícia Militar foi representado pelo comandante-adjunto coronel Daniel Lipi Alvarenga. Assim também o subchefe de Estado Maior Geral, coronel Carlos Eduardo Pinheiro, ambos prestigiaram a solenidade de abertura do evento nacional.
No primeiro dia do evento, o comandante da 14ª Força Tática de Rondonópolis, tenente-coronel Gleber Candido, apresentou o pioneirismo do Governo do Estado. Em primeiro lugar enfatizou que o Governo destinou investimentos para a PMMT na garantia da segurança no campo.
O coronel destacou a dedicação do governador Mauro Mendes em investir “pesado” no policiamento rural no Estado. “O Governo estadual implementou um recurso da ordem de R$ 35 milhões para aquisição de fardamentos e equipamentos para gerar uma identidade do patrulhamento rural para que o homem do campo perceba que agora ele possui uma tropa especializada para ampará-lo nos momentos mais difíceis“, detalhou.
Em seguida, Gleber concluiu. “A Polícia Militar já recebeu viaturas distintas, fuzis, calibre 7,62, pistolas 9mm, drones e GPS. E, o mais importante, o pagamento de diárias para que os policias façam jornadas de 5 ou 7 dias na zona rural. A realidade do patrulhamento hoje é bastante forte, conseguimos reduzir os índices criminais”, explanou o militar.
A solenidade de abertura da 1º Jornada Nacional sobre o policiamento rural em Sinop-MT, contou com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim. Assim como do secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante e do prefeito de Sinop Roberto Dorner; dentre outras autoridades civis e militares.
Fonte: Governo de MT