Ambos querem melhorar o atendimento aos usuários até que o novo sistema de transporte coletivo entre Cuiabá e Várzea Grande
O Governo do Estado de Mato Grosso e a Prefeitura de Várzea Grande vão construir soluções para melhorar o Transporte Coletivo Intermunicipal que atua nas duas maiores cidade do Estado. Isso porque não acontecem as obras do sistema de transporte de massa, isto é, o BRT – Bus Rapid Transit, que está substituindo as obras paralisadas desde 2014 do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos que se encontra judicializado.
O governador Mauro Mendes e o prefeito Kalil Baracat, juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho; e pelos senadores Jayme Campos e Fábio Garcia, definiriam a composição de uma equipe técnica de ambas as partes para apresentar de forma emergencial; propostas que atendam a demanda de mais de 350 mil pessoas que se utilizam diariamente do Transporte Coletivo em Cuiabá e em Várzea Grande.
Também discutiram uma série de investimentos em mobilidade urbana para tornar o trânsito de Várzea Grande mais eficiente e menos poluente. Assim como menos violento, mais econômico e que atenda as demandas de ambas as cidades que estão entre as que mais cresce no Brasil.
“É urgente que tomemos providências para atender as demandas e vencer as reclamações que não são poucas e que indiretamente também afetam o Governo do Estado. Isso porque compete a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso- AGER/MT a administração do Sistema Intermunicipal de Transportes”, disse Kalil Baracat
O governador Mauro Mendes lembrou que deseja nos próximos dias iniciar as obras do BRT que deverão começar por Várzea Grande e ser ampliadas em relação ao trajeto original do VLT. Dessa forma, visa atender mais bairros e regiões e promovendo um maior e melhor atendimento a população que paga pelos serviços.
Medidas visam uma nova modelagem no funcionamento do transporte coletivo
Essas obras são fundamentais para ambas as cidades. Conforme dados do IBGE de 2020, tanto em Cuiabá como em Várzea Grande existem 631.810 veículos automotores que contemplam uma população na ordem de 914.097. Além daquela sazonal que vem de outras cidades de Mato Grosso ou de outras partes do Brasil.
Segundo estudos técnicos, a redução na intermitência das viagens solucionaria de forma imediata e razoável o problema de cerca de 350 mil pessoas. Ou seja, aquelas que diariamente utilizam o sistema de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, até que o BRT, que exigirá uma nova modelagem no funcionamento do transporte coletivo em Cuiabá e Várzea Grande esteja pronto e funcionando.
“Nós queremos um sistema que funcione e atenda aos usuários, pois eles pagam pelo serviço prestado”, declarou o prefeito de Várzea Grande. Ainda assim, defendeu um entendimento entre os entes públicos envolvidos. Pois o interesse da população que precisa do benefício é o mais importante a ser superado.
Kalil Baracat lembrou que estudos técnicos de engenharia de tráfego, apontam um sistema eficiente e que atenda a demanda. Por isso, necessita de logística e nem sempre de mais veículos ou novas empresas. “Sabemos e compreendemos que é necessário construir novas soluções para fazer o enfrentamento deste problema. Estando concretizada essa possibilidade não nos furtaremos a adotar as medidas necessárias pelo bem de ambas as cidades e de sua população”, frisou o prefeito.
Fonte: PM Várzea Grande