No momento, você está visualizando Livros didáticos de Várzea Grande incentivam a educação municipal
Livros didáticos “Várzea Grande, cidade da gente” tem como destino os alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental da rede municipal da cidade

Livros didáticos de Várzea Grande incentivam a educação municipal

Livros didáticos de História e Geografia de Várzea Grande vão incentivar e capacitar ainda mais os profissionais tornando-os referência para a cidade e para Mato Grosso

“A minha e as novas gerações, com certeza, poderão construir um futuro melhor”, disse o prefeito Kalil Baracat ao participar da solenidade de entrega de Livros Didáticos da História e da Geografia de Várzea Grande, que tiveram elaboração a partir de estudos, pesquisas e trabalhos de professores e profissionais da Educação da então segunda maior cidade de Mato Grosso.

A solenidade ganhou importância pelo fato de as pesquisas terem sido feitas por profissionais da Rede Pública Municipal; assim como o fato do prefeito  garantir a gratuidade dos exemplares para os alunos da Rede Pública Municipal.

Tanto Kalil Baracat quanto a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat, participaram do lançamento dos livros didáticos “Várzea Grande, cidade da gente”; com destino aos alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Várzea Grande.

Os livros didáticos “Várzea Grande, cidade da gente” de autoria dos professores; Gonçalina Leite Rondon, Wanda Cecília de Mello, Rosana Fátima de Arruda, Emerson de Souza, Nailza Barbosa Gomes e Pedro Mário Sales cuja produção é da Didáticos Editora e a distribuição será para os alunos do Ensino Fundamental nos estudos regionais de História e Geografia sem custo; e como elemento fundamental para que as pessoas conheçam a história da cidade onde vivem ou nasceram.

Contribuição da família Baracat na educação de Várzea Grande

“Um dos maiores filósofos, teórico político e orador irlandês, que foi membro do Parlamento Londrino afirmava com desenvoltura que ‘Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la’; o que até hoje demonstra que sem história um povo fica enfadado a não sair do mesmo local, não evoluir e como queremos e vamos evoluir. Temos que ter história, estar com ela registrada para poder ser propagada para todos que desejarem e se tornar evolutiva, assim como é a própria vida humana”, comemorou o prefeito Kalil Baracat. Ele lembrou que vem de uma família de educadores que sempre trabalharam por uma Várzea Grande melhor, sob o comando da sua avó Sarita Baracat.

De acordo com Gonçalina Rondon, ex-superintendente pedagógica da Smecel/VG, os dois volumes destinados aos anos iniciais e aos anos finais, são o resultado de anos de estudos e pesquisas realizadas pelos autores para ser utilizado em sala de aula.

“Os livros irão possibilitar aos estudantes o conhecimento dos aspectos históricos de Várzea Grande desde sua fundação até o momento atual. Além dos registros históricos, fotos, mapas e ilustrações; os livros também contêm atividades variadas e sugestões para trabalhos de pesquisa individual ou em grupo”, explicou.

Outro aspecto relevante para os autores é a possibilidade que as publicações também possam ser fontes úteis de estudo. Ou seja, um material para aqueles que desejam prestar concurso para o serviço público municipal; ou para pesquisadores e historiadores interessados pela história política, social e cultural de Várzea Grande.

Maior celeiro do mundo

Livros didáticos de Várzea Grande incentivam a educação municipal

Para o secretário Silvio Fidelis, com a publicação e a distribuição dos livros para as escolas; o estudo de história e geografia na Educação Fundamental do município vai ficar mais abrangente. “Em sala de aula, o professor ensina a história e geografia do estado, do país e até do mundo. A partir de agora ele também vai poder ensinar a história e geografia do município com esses livros. Estes serão importantes instrumentos para elevar o conhecimento dos alunos e professores sobre a história e geografia de Várzea Grande”, destacou.

Aliás, o secretário lembrou que dados históricos e geográficos fazem parte de toda e qualquer medida adotada não só pelo ensino. Assim também, pelas empresas e indústrias para decidirem seu planejamento futuro, para investidores que desejam saber as reais possibilidades para seus negócios; para o dia a dia de todos que vivem da cidade ou em função dela. Assim, no mundo moderno, digital das mídias sociais, a história constrói e define estratégia e a geografia assegura resultados; ou alguém acredita que o agronegócio não levou em consideração a história de Mato Grosso e seus dados geográficos para assim tornar-se o maior celeiro do mundo.

Durante o lançamento, os livros foram entregues de maneira simbólica para alunos das EMEBs Honorato Pedroso de Barros e Gonçalo Domingos de Campos (CAIC).

ENSINO DE NÍVEL” Livros didáticos de história e geografia de Várzea Grande inauguram um novo momento na educação municipal. – SaranNews

 

Fonte: PM Várzea Grande