No momento, você está visualizando 5 Locais no Brasil que foram cenários para filmes de Hollywood
Cataratas do Iguaçu é um dos 5 locais do Brasil vistos em filmes de Hollywood

5 Locais no Brasil que foram cenários para filmes de Hollywood

O mercado brasileiro é importante para o cinema dos EUA

Conheça 5 locais do Brasil vistos em filmes de Hollywood. O mercado brasileiro é importante para o cinema dos EUA, mas nem sempre usam nossas locações para representar nosso país. Em muitos casos, entretanto, as equipes de produção querem emprestados atributos e características presentes em terras tupiniquins para representar algo maior.

Aliás, como bem sabemos, Hollywood é a meca do cinema, e isso ninguém discute. Agora, quando o assunto é oferecer locias ricos para a criatividade da principal indústria do cinema, é ao Brasil que os filmes norte-americanos recorrem, devido as suas dimensões continentais, repletas dos mais diversos ecossistemas e cidades encantadoras

A seguir estão os 5 locais do Brasil que estão nos filmes de Hollywood:

1. Lençóis Maranhenses (Vingadores: Guerra Infinita)

Quando divulgou-se que Vingadores: Guerra Infinita, lançado em 2018, continha cenas filmadas no Brasil, foi grande a comoção de parcela significativa dos fãs da saga. Dessa forma, desejosos de que o longa-metragem estreasse, a fim de conferir a cena no cinema, é importante deixar claro ao leitor que as sequências filmadas não foram identificadas como território brasileiro.

Aliás, quando os Lençóis Maranhenses foram filmados precisaram, posteriormente, passar por computação gráfica. Tudo para se adequar às caraterísticas de Vormir, um planeta remoto no centro da existência celestial, onde a Joia da Alma está localizada. Sendo assim, a cena mostra o personagem Thanos e, a despeito de toda divulgação, é realmente impossível identificar a paisagem.

2. Rio Negro (Anaconda)

Em 1997, entretanto, Anaconda foi um estrondo, ainda que décadas depois possa ser visto como um retumbante fracasso. Ou até mesmo um filme muito caricato. Acontece pois que Jennifer Lopez estava com tudo naquele ano. E, dessa forma, a produção trouxe, além dela, o grande ator Jon Voight e o ator e rapper Ice Cube para o meio do Amazonas.

No longa, a trupe vem para a Amazônia com o objetivo de fazer um documentário, mas acaba conhecendo a cobra gigante. Inúmeras locações na cidade de Manaus aparecem no filme, assim como, trechos da floresta amazônica e o estonteante Rio Negro. Ao contrário do filme, não existem cobras gigantes na região.

3. Pão de Açúcar (007 Contra o Foguete da Morte)

A princípio, a franquia 007 é uma das mais importantes da história. Não há outro agente secreto como James Bond. E temos assim, a sorte que o espião da rainha passou por solo brasileiro para gravar uma de suas sequências. Em 007 Contra o Foguete da Morte, de 1979, Roger Moore e grande elenco desembarcara na Cidade Maravilhosa.

Aliás, uma das cenas de luta mais icônicas da franquia foi filmada nos bondinhos do Pão de Açúcar. Ali, Bond se estapeia com um de seus grandes inimigos, Jaws. Em outros momentos do longa-metragem, 007 pode ser visto por localidades cariocas, inclusive no próprio Pão de Açúcar.

4. Cataratas do Iguaçu (Pantera Negra)

Um dos grandes sucessos do Universo Cinematográfico Marvel, Pantera Negra também tem digital brasileira. O filme lançado no ano de 2018, fez algo semelhante a Vingadores: Guerra Infinita, pois a equipe de produção veio também ao Brasil, nas Cataratas do Iguaçu. Mais precisamente, na cidade paranaense de Foz do Iguaçu, para filmar uma região para representar um local da trama.

Em Pantera Negra, as Warrior Falls, o local da arena de luta e local de coroação do Rei T’Challa, ficam, na realidade, nas Cataratas, na tríplice fronteira. É possível dizer, então, que o Brasil é um pouquinho de Wakanda e vice-versa.

5. Centro antigo de São Paulo (Ensaio Sobre a Cegueira)

Adaptação da obra de mesmo nome do Prêmio Nobel de Literatura, José SaramagoEnsaio Sobre a Cegueira não foi apenas um longa-metragem dirigido por um brasileiro. O filme teve inúmeras cenas rodadas no Brasil. Especialmente no Centro Antigo de São Paulo, bem como, na cidade de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo.

No filme dirigido por Fernando Meirelles, locais como o Minhocão e o Viaduto do Chá, o Prédio da Light e a Ponte Estaiada, na Marginal Pinheiros, são vistos. As cidades foram escolhidas para representar uma realidade pós-apocalíptica.