No momento, você está visualizando Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão conhecidos nesta segunda
Locais das provas discursivas do CNU serão divulgados hoje a partir das 16h (horário de Brasília). Prova discursiva ocorrerá em 7 de dezembro Foto: Ag. Brasil

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão conhecidos nesta segunda

Locais das provas discursivas do CNU serão divulgados hoje

Os candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) aprovados na primeira etapa do certame e classificados para a segunda fase poderão conferir os locais das provas discursivas a partir das 16h (horário de Brasília) desta segunda-feira (1º).

A prova discursiva do certame será realizada em 7 de dezembro em 228 cidades de todas as unidades da Federação, como ocorreu na primeira etapa, em 5 de outubro.

Cartões de confirmação

Os locais de provas serão informados no Cartão de Confirmação de Inscrição de cada um dos 42.499 candidatos habilitados na primeira fase e classificados para a segunda etapa.

Assim, o documento está disponível na página virtual do concurso unificado, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a banca examinadora do processo seletivo. Basta digitar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) bem como senha única da plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou a lista dos convocados em 12 de novembro. Além disso, pode ser conferida no site da FGV.

Além dos locais das provas discursivas, o cartão de inscrição informa dados como o número de inscrição, a data, a hora e por fim o número de sala de aplicação da prova.

O documento ainda pode registrar se a pessoa inscrita tem direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social. Isso ocorre se solicitado pelo candidato no momento da inscrição.

Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão e a FGV recomendam levar o cartão impresso no dia da realização da prova para facilitar a localização.

Horários

De acordo com o edital, o fechamento dos portões ocorrerá pontualmente às 12h30, portanto, 30 minutos antes do início das provas discursivas, observado o horário de Brasília.

Para cargos de nível superior, a prova discursiva terá duração de três horas e ocorrerá das 13h às 16h.

Já os candidatos a cargos de nível intermediário farão as provas em horário reduzido de duas horas: das 13h às 15h.

Prova discursiva

Para cargos de blocos temáticos de nível superior, o candidato responderá a duas questões discursivas, valendo 45 pontos. Para nível intermediário, o candidato escreverá uma redação dissertativa, com valor total de 30 pontos.

Os textos terão limite de 30 linhas e a avaliação ocorrerá a partir de dois critérios:

  • conhecimentos específicos (50% da nota total para nível superior);
  • domínio da língua portuguesa (50% da nota para os cargos de nível superior e 100% para nível intermediário).

O candidato deve escrever a prova à mão, com caneta esferográfica azul ou preta. Somente o texto que ele transcrever na folha definitiva irá para correção.

CNU 2025

O chamado Enem dos Concursos oferece 3.652 vagas. Além disso, as distribui em 32 órgãos do governo federal. Do total, 3.144 são para cargos de nível superior. Ao mesmo tempo, as demais (508) são de nível intermediário.

Este concurso público também tem o objetivo de formar um banco de candidatos aprovados. Em outras palavras, em lista de espera para cargos de níveis superior e intermediário.

O MGI informa que 2.480 vagas são de preenchimento imediato. Por outro lado, as outras 1.172 vagas para provimento no curto prazo. Isso ocorre após a homologação dos resultados.

A equipe organizadora agrupará os temas em nove blocos. O MGI repetiu o modelo adotado na primeira edição do CNU, de inscrição do candidato para diferentes cargos dentro do mesmo bloco. Nesse sentido, segue definição de lista de preferência pelo próprio candidato.

Por fim, o CNU 2025 registrou 761.528 inscrições confirmadas de pessoas de todos os estados brasileiros. Por conseguinte, de 4.951 municípios.

Fonte: agênciabrasil