Obra orçada em R$ 5,2 milhões, terá espaço construído de 1.274,73 metros quadrados e edificado ao lado da UPA Ipase
Está em obra um moderno e eficiente Centro de Reabilitação. O órgão ligado à área de saúde é essencial para a recuperação de pacientes, ajudando os mesmos a recuperarem a saúde física e mental, tendo plenitude nas funcionalidades físicas, sensoriais, intelectuais, psicológicas e sociais.
O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros, recebeu a garantia do Ministério da Saúde. Essa garantia da liberação de recursos da ordem de R$ 5,2 milhões para a construção do novo Centro de Reabilitação em Várzea Grande.
As equipes ainda visitaram o local onde construíram o novo CRIDAC e fizeram avaliação das ações e serviços em reabilitação até então realizados no município. Além de disponibilizarem toda a atenção do Ministério da Saúde para a concretização da obra e manutenção dos serviços.
Gonçalo afirmou a necessidade urgente do município ter um Centro de Reabilitação com sede própria para proporcionar aos usuários mais conforto. Além do aumento da oferta de serviços em reabilitação.
A obra
Kalil Baracat e Gonçalo Barros, lembraram que estes recursos se referem apenas as obras físicas. Assim que elas estiverem em 50% concluídas, se inicia os processos licitatórios para aquisição de equipamentos. Isto é, móveis e utensílios que são fundamentais para o exercício médico dos processos de reabilitação de pacientes.
O Centro de Reabilitação tem a finalidade de desenvolver ações de prevenção, tratamento e reabilitação aos usuários, de forma integralizada. A nova unidade considerada referência pelo volume de serviços, prestará com qualidade, mais conforto e terá mais agilidade nos atendimentos.
O novo Centro de Reabilitação Municipal terá 1.275,73 metros quadrados de área construída. Haverá um ginásio para a realização de terapias em reabilitação; 8 consultórios Interdisciplinares, amplos e arejados, climatizados e equipados, box para terapias, consultório ortopédico, consultórios neurológicos, salas especiais para terapias em adultos; sala especial para terapia infantil, sala para grupo infantil, sala de estimulação precoce infantil, áreas externas com jardinagem.
Conforme a diretora técnica e administrativa do Centro de Reabilitação, Gilssa Maria da Silva Ribeiro a nova unidade de reabilitação de Várzea Grande continuará com os atendimentos prestados em Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Enfermagem, Psicopedagogia, Nutricionista, Psicologia, Arteterapia e Massoterapia.