Participam 34 equipes de diversas cidades do Estado
Lucas do Rio Verde sedia, pela primeira vez, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. No entanto, o evento vai acontecer no dia 27, no Ginásio Didé Martins, bairro Tessele Junior, com início às 7h. Participam 34 equipes de diversas cidades do Estado representadas por alunos a partir de 6 anos de idade. O evento será gratuito e aberto ao público.
A Olimpíada Brasileira de Robótica tem o objetivo de estimular os alunos a carreiras científico-tecnológicas. Bem como, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Podem participar os estudantes de escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico.
São duas modalidades, prática e teórica, para adequar-se, tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já tem contato com a robótica educacional. Aliás, as atividades acontecem através de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.
Sendo assim, a prática acontece através de eventos/competições regionais e estaduais e classificam as equipes de estudantes para uma final nacional. Os estudantes ficam sob orientação de seus professores e cientistas.
Os vencedores garantirão vaga para a próxima etapa. Além de certificado para os participantes e medalha para as três categorias, o seja, o nível 0, nível 1 e nível 2.
De acordo com a secretária de Educação, Elaine Lovatel, disse que “nossa educação caminha a passos largos para continuar sendo uma referência. Vamos investir sempre em iniciativas como essa”, comentou Elaine.
Segundo o coordenador do Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional, Marcelo Verardi, que o foco é investir no desenvolvimento. “Nosso objetivo com este evento é tornar a criança protagonista de seu desenvolvimento. Dessa forma, tentamos, através da ciência e tecnologia, mostrar um novo caminho para elas”, declarou, através da assessoria.