Mães ganham enxovais foram feitas pela primeira-dama Kika Dorilêo Baracat que reforçou a decisão do prefeito Kalil Baracat .
Mães que tiverem seus bebês durante esta semana que antecede o Natal, e o Ano Novo, na Maternidade Municipal Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo irão receber os enxovais. Assim, a primeira-dama e Promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat entregou às mães, as peças que foram confeccionadas pelas costureiras do Caderno II. Há muitos anos trabalham na elaboração desses produtos.
“É bom encerrar as atividades do ano de 2022 na maternidade municipal, recebendo os novos várzea-grandenses que estão chegando. Desse modo, enchem os nossos corações de confiança e esperança para o ano que vem, nos lembrando também do verdadeiro sentido do Natal. Assim que deve ser a união das famílias em busca do bem comum de todos. Viemos aqui dar boas-vindas a essas crianças e entregar esse mimo às mães que estão tendo a sensação maravilhosa da maternidade, e aquelas que já tiveram o privilégio de receber seus filhos nos braços em outras gestações. Mas com o coração carregado de amor, como se fosse o primeiro. Trago comigo o carinho afetuoso do prefeito Kalil Baracat. E o desejo de que essas crianças tenham pleno desenvolvimento, com saúde e muito carinho”, disse Kika Dorilêo.
A ideia de confeccionar kits de enxovais que remetem às festas de fim de ano foi proposta pela secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, no mês de novembro. Aliás, nesta ocasião as costureiras foram entregar 20 kits, do quantitativo produzido mensalmente e que são ofertadas à maternidade.
Mães ganham enxovais
A diretora geral da Maternidade Municipal, Gabriela Zandonaide Dorilêo, informou que de 14 de maio de 2021 até 20 de dezembro de 2022, realizaram 2.238 partos. “Em 2021 foram 998 nascimentos sendo 483 meninas e 515 meninos. Já neste ano até o momento são 1.240 nascimentos, sendo 584 meninas e 656 meninos. A procura tem sido grande e temos aqui uma equipe de profissionais altamente capacitados para trazer ao mundo esses novos moradores da cidade”.
A superintendente do Hospital e Maternidade, Vanessa Navarros, disse que a Maternidade Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo recebe mensalmente, de 10 a 20 kits de bebê vindos da Secretaria de Assistência Social. “Temos roupas para recém-nascidos (RN), tanto feminino como masculino, todos muito bem-acabados, feitos com muito amor e dedicação dessas valorosas senhoras. As roupinhas ofertadas às mães que dão entrada na maternidade, e muitas delas nem sabem que estão grávidas, dão à luz a crianças prematuras, não tendo nada para vestir”, comentou.
Duas mães ouvidas, demonstraram surpresa e principalmente felicidade pelo tratamento dispensado e pela qualidade dos serviços médicos da Maternidade Municipal.
Jaqueline Pereira, deu à luz a filha Ana Clara, no domingo (18), e prestes a ter alta do hospital, recebeu o seu kit de enxoval. “É muito bacana esse projeto e eu estou feliz por esse carinho com a minha filha. Não esperava essa surpresa, mas agradeço de coração por essa lembrança”.
Fontes: PM Varzea Grande