Muita gente ainda não aprendeu a usar as funções do Pix Saque e Troco
Os Pix Saque e Troco ainda não são tão populares quanto as transferências de valores instantâneas lançada no começo de 2021 pelo Banco Central. Mas, essas duas funcionalidades do Pix, que estrearam em novembro do ano passado, podem ser bem úteis para quem precisa de dinheiro físico em algum momento.
Para isso, diversos estabelecimentos comerciais, correspondentes bancários e até caixas eletrônicos funcionam como um dos 15 mil pontos que oferecem as duas modalidades. Nos locais, os usuários podem realizar a transação, a depender do sistema.
O Pix Saque e o Pix Troco funciona através de um QR Code, que o usuário vai ler da sua conta para a de quem está disponibilizando o serviço. Assim, o estabelecimento entrega, em espécie, o valor correspondente. Enquanto o Saque é o dinheiro total, o Troco funciona como o nome diz: o troco de uma compra paga pelo Pix, mas em dinheiro.
As modalidades têm o limite de R$ 500 durante o dia e R$ 100 das 20h às 6h. Os locais, porém, podem optar por limites menores. Eles não podem cobrar nada mais pelo serviço. Pessoas físicas podem realizar oito operações gratuitas por mês.
Veja como usar o mapa de Pix Saque e Troco:
- Acesse o site mapapix.com.br.
- Você pode buscar pelo endereço ou dar zoom no mapa na região desejada.
- Os pontos de atendimento vão aparecer com o conhecido símbolo vermelho do Google Maps. Se há mais de um em um espaço pequeno, os números indicam quantos.
- Ao clicar no símbolo, o mapa indica a localidade e oferece um link para direções precisas.
- Em seguida, você será redirecionado para o Google Maps, que traça a rota no modal escolhido (carro, transporte público ou a pé) até o local.Pronto! Agora então você já sabe como encontrar pontos de atendimento usando o mapa.